SEGS Portal Nacional

Turismo

Branding em evolução: Aviva conecta hotéis, parques e entretenimento em nova fase mirando em público de alto padrão

  • Segunda, 08 Setembro 2025 18:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Franco
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Mudança, que inclui novos nomes para hotéis tradicionais, traduz visão estratégica da companhia, valoriza memória afetiva das marcas, amplia clareza da oferta e abre espaço para ampliação em novos mercados

A Aviva, plataforma de viagens e entretenimento que integra os resorts Costa do Sauípe (BA), Rio Quente Resorts (GO), o parque aquático Hot Park e a Turminha da Zooeira, inicia uma nova fase de sua estratégia de marca. Dentro do ciclo de investimentos de R$ 1,2 bilhão até 2028, a companhia avança na reorganização de sua arquitetura de branding, agora, com foco no Rio Quente Resorts, onde os hotéis passam a ganhar novos nomes e categorias para melhor traduzir a experiência de hospedagem.

“Mais do que trocar nomes, o branding tem o papel de acompanhar a evolução estratégica dos negócios da Aviva. Cada hotel ganha uma identidade clara, respeitando a memória afetiva que muitos hóspedes têm, mas conectando-a ao patamar de experiência que entregamos hoje”, explica Edson Cândido, diretor de Marketing e Vendas da Aviva.

A iniciativa está alinhada à visão de negócio da Aviva, que busca elevar a experiência, ampliar a conexão com o público de alto padrão e facilitar a jornada de escolha do cliente, além de se conectar com a recente campanha “Onde o Paraíso se Revela”, criada para traduzir o destino goiano para quem nunca o visitou, revelando seu tamanho, atrações e o fenômeno das águas naturalmente quentes que é único no mundo. O primeiro filme da campanha trouxe uma releitura única da música “Ouvi Dizer”, da banda Melim, que associa o paraíso à descoberta.

Hotelaria em categorias e novos nomes

A mudança reforça também o posicionamento da Aviva junto ao público de alto padrão, tendência já iniciada na Costa do Sauípe, onde os hotéis Brisa e Sol foram elevados à categoria Grand Premium e o hotel Mar está sendo elevado à categoria Premium. As três categorias hoteleiras organizam a oferta e traduzem a proposta de cada experiência em ambos os destinos:

- Grand Premium: hotéis de padrão elevado, com serviços mais personalizados e experiência diferenciada.
- Premium: hospedagens que unem tradição e modernidade, mantendo atributos de conforto e proximidade com as principais atrações.
- Essential: hotéis de base dos destinos, com foco em famílias, grupos maiores e praticidade.

Em Rio Quente, o processo respeitou a história dos empreendimentos e envolveu pesquisas de percepção de marca para validar a aceitação dos novos nomes com clientes atuais, buscando entender o sentimento que cada hotel traduz e definindo seus atributos, e com potenciais clientes, para entender o sentimento causado pelos nomes propostos, sem relacioná-los ao Rio Quente Resorts. Os dados foram, então, cruzados para validar se os atributos históricos de cada um estavam representados nos novos nomes, que serão implementados à medida que os hotéis tenham suas atuais renovações estruturais finalizadas:

- Origem Premium (antigo Hotel Pousada): símbolo da história do destino, resgata a autenticidade de quem quer revisitar ou criar memórias.
- Refúgio Grand Premium (antigo Hotel Turismo): traduz a calmaria do Cerrado, em ambiente reservado e acolhedor, com piscinas exclusivas. Será o primeiro hotel a incorporar o novo nome, já no fim de 2025.
- Vista Grand Premium (antigo Hotel Cristal): destaca sofisticação, arquitetura moderna e vista panorâmica do ponto mais alto do complexo.

Os hotéis externos ao complexo, que também são parte do Rio Quente Resorts – Giardino, Luupi e Eco Chalés – permanecem com os nomes originais, mas passam a representar a categoria Essential.

Para Alessandro Cunha, CEO da Aviva, o cuidado com a história – da qual ele é testemunha em seus mais de 20 anos de companhia – foi determinante: “Quando decidimos atualizar os nomes, partimos do respeito à memória afetiva de hóspedes e comunidade. É um movimento de evolução, mas que honra as raízes do que o Rio Quente Resorts representa. Esse olhar ajuda a guiar famílias em suas férias ideais, conecta a Aviva a novos públicos e mantém viva a história de destinos que marcam gerações”.

Um ecossistema de marcas em evolução

O reposicionamento do Rio Quente Resorts integra um movimento mais amplo de branding da Aviva que permeia todo seu ecossistema de marcas e vai além da hotelaria, incluindo a nacionalização do Hot Park, o fortalecimento do universo infantil com a Turminha da Zooeira, e a entrada no mercado upscale com os produtos residenciais de alto padrão.

Hot Park: um dos parques aquáticos mais visitados do mundo entra em uma fase de nacionalização da marca, que passa a incluir localizadores geográficos. A unidade de Goiás passa a ser identificada como Hot Park Rio Quente, enquanto a nova unidade, prevista para 2027 na Bahia, será o Hot Park Costa do Sauípe. O parque baiano nasce temático, com o storytelling baseado na trajetória da tartaruga marinha Marina, da Turminha da Zooeira.

Turminha da Zooeira: as personagens, já presentes nos resorts e parques, ganharam ainda mais relevância com a série animada no YouTube (https://youtube.com/@TurminhaDaZooeira), com clipes musicais inclusivos e episódios baseados no conceito de “edutainment”, que mistura de educação e entretenimento. Em 2025, a série também estreou na plataforma LATAM Play. A marca também se prepara para ampliar o licenciamento de produtos e ter papel central na tematização das duas unidades do Hot Park.

Residenciais upscale: a Aviva também expande seu alcance no mercado de alto padrão com dois produtos inéditos de timeshare, modelo de negócios que oferta uso por tempo compartilhado de imóveis turísticos. O InCasa Private Residence Club, primeiro produto upscale da Aviva e que já em soft opening em Rio Quente (GO), reunirá 40 casas em um condomínio exclusivo, com serviços pay per use e gastronomia assinada. Já o InCanto Residence Club deve ser inaugurado no litoral norte baiano em 2029 em uma estrutura de condomínio vertical que usará o modelo High End Timeshare, mais flexível e inédito no Brasil.

Branding como ativo estratégico

Desde 2018, quando o então Grupo Rio Quente adquiriu a Costa do Sauípe resultado no nascimento da marca Aviva, a plataforma vem integrando seus produtos sob uma mesma estratégia de marca. A categorização de hotéis, a nacionalização do Hot Park, o fortalecimento da Turminha e a entrada em novos segmentos consolidam a visão da companhia como plataforma múltipla de experiências.

“Mais do que uma atualização visual, é um reposicionamento estratégico. Queremos comunicar com clareza, facilitar a decisão de compra e reforçar nosso propósito de fazer famílias felizes em paraísos integrados à natureza”, conclui Cândido.

Sobre a Aviva

A Aviva é uma plataforma de viagens e entretenimento com o propósito de fazer famílias felizes em paraísos integrados à natureza, com hospitalidade, gastronomia, lazer e diversão. É detentora do Hot Park, um dos melhores e mais visitados parques aquáticos do mundo, e dos dois maiores resorts do Brasil de praia e campo, respectivamente, a Costa do Sauípe (BA) e Rio Quente Resorts (GO). Com 12 hotéis e 2.600 apartamentos, atende mais de 2,2 milhões de clientes por ano e gera mais de 18,5 mil empregos diretos e indiretos. É precursora no modelo de timeshare no Brasil, por meio da sua área de Fidelização, que oferece serviços exclusivos em seus destinos. A Aviva também é responsável pela Turminha da Zooeira, que tem conteúdo próprio de entretenimento com uma série animada e fará parte da temática do futuro Hot Park Costa do Sauípe. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Dez 01, 2025 Turismo

Férias de janeiro no Nordeste: Origem Patacho destaca…

Nov 28, 2025 Turismo

Costa Serena: dois novos itinerários em 2026, entre o…

Nov 27, 2025 Turismo

Hotel 5 estrelas oferece programação luxuosa para Natal…

Nov 26, 2025 Turismo

Orlando celebra a temporada de fim de ano com 70 dias…

Nov 25, 2025 Turismo

Hotel Boutique Spa Ponta de Inhambupe e Pousada Aldeola…

Nov 24, 2025 Turismo

Conheça praia no Maranhão que está entre as mais…

Nov 21, 2025 Turismo

Nascente Azul: os segredos do atrativo mais visitado de…

Nov 19, 2025 Turismo

10 Destinos para visitar perto de São Paulo neste…

Nov 18, 2025 Turismo

Cidades para se perder nos mercados: de Istambul ao…

Nov 17, 2025 Turismo

Sete motivos para viajar pela América Latina

Nov 14, 2025 Turismo

Eco Resort em Mairiporã é destino turístico para…

Nov 13, 2025 Turismo

Mês do Pantanal: descubra as maravilhas naturais que o…

Nov 12, 2025 Turismo

Alentejo no inverno: charme, sabores e paisagens únicas…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version