SEGS Portal Nacional

Turismo

Férias: Reserva Natural Salto Morato é opção de lazere descanso em contato com a natureza

  • Quinta, 04 Julho 2024 18:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciano Fontes
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

· Localizada em Guaraqueçaba (PR) e mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a reserva ocupa uma área reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade

· Inserida na região da Grande Reserva Mata Atlântica (GRMA), a Unidade de Conservação tem entre seus principais atrativos uma cachoeira com mais de 100 metros de altura e uma trilha brincante para crianças

· Fundação oferece ainda a plataforma virtual #FureSuaBolha!, que auxilia o usuário na escolha da área natural ideal para visitar pelo Brasil e incentiva o turismo responsável

Reserva Natural Salto Morato. Foto: José Paiva / Fundação Grupo Boticário

Para muitas pessoas, o mês de julho é sinônimo de férias para aproveitar em família, com amigos ou de forma individual. Aqueles que procuram um destino para aproveitar os dias de descanso em contato com a natureza e desfrutar de benefícios comprovados que essa prática proporciona para a saúde e o bem-estar precisam conhecer a Reserva Natural Salto Morato (RNSM), situada em uma área reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Inserida na Grande Reserva Mata Atlântica (GRMA) – região que abriga o maior remanescente contínuo do bioma no mundo –, Salto Morato está localizada em Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná, a 172 quilômetros de Curitiba. Criada em 1994 e mantida desde então pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, conta com área protegida de 2.253 hectares, que contribui para a conservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade.

Aberta à visitação durante todo o ano, exceto às segundas-feiras, a Unidade de Conservação atrai turistas de diversos estados e países, além de pesquisadores e observadores de aves. No local, já foram identificadas 324 espécies de aves, 36 tipos de répteis, 102 mamíferos, 54 anfíbios e 69 peixes, além de 693 espécies de plantas.

Atrativos

Entre os principais atrativos da reserva está a cachoeira que dá nome ao local: o Salto Morato tem mais de 100 metros de altura. O acesso é possível por meio de uma trilha de 1.500 metros, classificada como leve, com duração aproximada de duas horas para ir e voltar. No percurso, o visitante pode conhecer e mergulhar em um aquário natural.

Outra opção é a Trilha da Figueira, que leva o visitante até uma enorme árvore centenária que forma uma ponte-viva sobre o Rio do Engenho. O caminho de cinco quilômetros em meio à floresta, classificado como de nível médio, é feito em cerca de três horas.

As crianças têm mais uma opção de lazer na Reserva: a Trilha das Brincadeiras. Com percurso de aproximadamente 500 metros, a atração conta com diferentes experiências e atividades lúdicas que colocam a garotada em contato com a natureza. Nela, os pequenos passam por “desafios”, como a cabana de madeira, o túnel da cigarra e a perna de pau.

Estrutura

A Reserva Natural Salto Morato conta ainda com Centro de Visitantes com diversas informações para que o turista conheça mais a região em que está. Possui também estrutura de camping, com capacidade para até 12 barracas. O espaço oferece banheiros com chuveiros, água quente, churrasqueira, sistema wi-fi e acesso ao rio. Para acampar, é necessário fazer reserva com antecedência pelo WhatsApp (41) 98827-4134.

Fure sua Bolha: outros passeios que geram conexão com a natureza

Parques nacionais e estaduais, áreas de proteção ambiental, reservas extrativistas e biológicas, estações ecológicas e monumentos naturais são algumas categorias de Unidades de Conservação (UCs) que podem estar abertas ao público, de acordo com a finalidade e planejamento de cada uma, como opção de lazer e visitação. Na região da Grande Reserva Mata Atlântica, por exemplo, são mais de 100 UCs distribuídas nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

O turismo responsável na natureza visa ampliar a consciência ambiental, contribuindo no fortalecimento das UCs. É possível unir lazer, educação, conservação e desenvolvimento socioeconômico a partir de experiências nesses destinos naturais. “A natureza tem ganhado cada vez mais espaço em atividades turísticas e essa proximidade com o meio ambiente e a compreensão sobre a sua relevância despertam um senso de pertencimento no visitante que ajuda a fortalecer a responsabilidade de protegê-lo”, afirma Leide Takahashi, gerente sênior de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, doutora em Conservação da Natureza e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).

Para incentivar o turismo responsável na natureza e ajudar na escolha do destino ideal para cada perfil de turista, a Fundação Grupo Boticário criou a plataforma #FureSuaBolha! (furesuabolha.com.br). Nela, ao responder perguntas rápidas, é possível encontrar áreas naturais em todo o Brasil que oferecem experiências e vivências diversas, mais aventureiras ou tranquilas, inclusive com crianças. “O Brasil é favorecido pela sua rica biodiversidade. Não faltam destinos para conhecer, inclusive, próximos de grandes cidades. Estimular o contato com esses locais e com a natureza, por meio de vivências diversas, contribui com a economia local e traz muitos benefícios para a saúde e o bem-estar, ajudando a reduzir níveis de estresse e depressão, melhorar a imunidade, a qualidade do sono e estimular a criatividade”, completa Leide.

Dicas

Ao definir um destino na natureza para visitar, é fundamental pesquisar sobre o passeio e conferir horários e regras de funcionamento de cada local. O ideal é usar mochila e levar alimentos leves e água, repelente, chapéu, calçados fechados, blusa fina de manga comprida e calça leve para proteger dos mosquitos e do sol, além de roupa de banho de secagem rápida.

Serviço
Reserva Natural Salto Morato
Endereço: Rodovia PR, 405 - Comunidade Morato Guaraqueçaba (PR)
Funcionamento: terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 8h30 às 16h, vagas limitadas
Valores por pessoa: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Compras e reservas pelo site https://loja-reservanaturalsaltomorato.paytour.com.br/
Contatos: | (41) 98827-4134 (WhatsApp)
Agendamentos: pelo WhatsApp
Camping: vagas limitadas. É necessário agendamento pelo WhatsApp.
Outras informações: Não é permitida a entrada com bebidas alcoólicas. Só é permitida a visitação com uso de calçados fechados. Em caso de chuvas fortes, a reserva pode ser fechada à visitação.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com mais de 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição trabalha para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.700 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares em reservas privadas, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

Sobre a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza

A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Fev 09, 2026 Turismo

Carnaval em Caraíva: Villa Fulô Casa Hotel convida a…

Fev 06, 2026 Turismo

5 destinos para fugir do agito e encontrar o silêncio…

Fev 05, 2026 Turismo

Bahamas alcançam sucesso turístico sem precedentes ao…

Fev 04, 2026 Turismo

Aqualand Resort prepara programação com música ao vivo…

Fev 03, 2026 Turismo

Porto Covo e Mértola consolidam o Alentejo como…

Fev 02, 2026 Turismo

Resultados de 2025 mostram amadurecimento do turismo no…

Jan 30, 2026 Turismo

Heritance Aarah lança experiência exclusiva de…

Jan 29, 2026 Turismo

Turismo em alta no Paraná impulsiona iniciativas que…

Jan 28, 2026 Turismo

Viagens nostálgicas: Booking.com seleciona quatro…

Jan 27, 2026 Turismo

Não gosta de Carnaval? Conheça três destinos para fugir…

Jan 26, 2026 Turismo

Verão e Carnaval em Monte Verde: hospedagens com até…

Jan 23, 2026 Turismo

Marrocos só para Mulheres, Egito e Safári na África do…

Jan 23, 2026 Turismo

Conectividade inteligente em viagens: como o eSIM…

Jan 22, 2026 Turismo

Curiosidades que você não sabia sobre a cortiça…

Jan 21, 2026 Turismo

Adaaran Resorts: onde cada ilha conta uma história de…

Jan 20, 2026 Turismo

Muito além da praia: por que Seychelles está entre os…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version