SEGS Portal Nacional

Turismo

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) é o mais novo concessionado da Parquetur

  • Segunda, 17 Junho 2024 18:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Perin
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Consórcio Parques FIP (Fundos de Investimento em Participações) administrará o uso público do parque por 30 anos

Foi assinado o contrato que oficializa a concessão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizado no Estado do Mato Grosso, à Parquetur, empresa que é administradora do uso público de parques naturais. O leilão havia sido vencido pela Parquetur em dezembro de 2023 e aguardava a formalização.

Participaram da cerimônia de assinatura em Brasília a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello; o presidente do ICMBio, Mauro Pires; os cofundadores da Parquetur, Claudio Pádua e Plinio Ribeiro (que também é presidente do Conselho da Parquetur); e Pedro Cleto, diretor-executivo da Parquetur.

“Esta é uma conquista extremamente importante para a Parquetur e será uma honra para nós contar com o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães no nosso portfólio”, afirma Pedro Cleto, diretor-executivo da Parquetur. “Não se trata apenas de mais um parque, mas de um parque nacional que tem muita relevância no cenário natural e na biodiversidade do Brasil, dono de uma beleza sem igual, com formações rochosas impressionantes. Estamos desde já empenhados e nos preparando para administrar o uso público desta verdadeira joia brasileira.”

Com a nova aquisição, a Parquetur se firma como uma das maiores concessionárias do setor de parques naturais no Brasil. De acordo com o edital, já estão previstas as áreas de visitação onde a Parquetur atuará, como a região do Véu de Noiva, São Jerônimo e Rio Claro. A previsão é de que seja feita a manutenção de trilhas, além da construção dos serviços de alimentação, da renovação da sinalização e da implantação de um serviço de transporte interno e de um centro de visitantes com exposição permanente. O investimento inicial será de R$ 18,5 milhões.

Cabe ressaltar que, em contratos de concessão como este, a gestão dos parques como um todo é de responsabilidade do poder concedente; no caso do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, o poder concedente é o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Na prática, isto significa que todas as concessões contam com um plano de manejo a ser seguido pelo concessionário e que o que não estiver previsto neste plano, como a instalação de uma nova atração, por exemplo, deverá ser aprovado previamente pelo poder concedente.

Criado em 12 de abril de 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está localizado entre os municípios de Cuiabá e a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Trata-se de uma área com 32.630 hectares, responsável por proteger boa parte do ecossistema local e, com isso, prezar pela segurança dos recursos naturais e sítios arqueológicos da região.

Um de seus grandes atrativos diz respeito às suas formações geológicas, assim como às suas áreas de origem marinha e desértica. Inclusive, é exatamente por conta dessas características que a Chapada dos Guimarães é conhecida por já ter sido "mar e deserto" ao longo da história.

O parque abriga algumas nascentes dos rios formadores do Pantanal, que também contribuem para o abastecimento de água da população da cidade, e 659 espécies de vegetais, 242 de aves, 76 de mamíferos e 44 de peixes ao todo. Além disso, ao caminhar pelos seus trajetos, é possível se deparar com belezas únicas, contemplando toda a fauna e a flora originárias do Cerrado.

Entre seus principais atrativos, estão Véu de Noiva, Circuito das Cachoeiras, Casa da Pedra, Morro de São Jerônimo, Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro. Suas paisagens únicas e seus sítios arqueológicos remontam à história do povoamento da região. Em 2000, foi declarado como Reserva da Biosfera do Pantanal.

Sobre a Parquetur

A Parquetur é uma empresa brasileira e uma das maiores concessionárias do setor de parques naturais no Brasil, que presta serviços de apoio aos visitantes dos parques, com foco na conservação e na proteção da natureza e grande atuação na educação ambiental.

Atua na administração do uso público do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro; do Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais; e do Caminhos do Mar, em São Paulo, que faz parte do Parque Estadual Serra do Mar.

Também detém a concessão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, e do Parque Estadual do Itacolomi, em Minas Gerais, cujos processos de administração do uso público estão em fase de implementação e que passarão a ser operados pela Parquetur em breve.

A proposta da Parquetur é (re)encantar as pessoas a partir de uma abertura gentil e imersiva da natureza, promovendo maior acessibilidade ao público visitante destas áreas, conservando a biodiversidade, indo além do Ecoturismo e colocando a natureza como protagonista e como um recurso a ser conservado e valorizado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 16, 2025 Turismo

10 destinos para curtir o verão perto de São Paulo

Dez 15, 2025 Turismo

Conheça 6 lugares inusitados para passar a virada do ano

Dez 12, 2025 Turismo

Ilhas do Litoral Norte de São Paulo despontam como…

Dez 11, 2025 Turismo

Réveillon com clima de praia pertinho de São Paulo…

Dez 10, 2025 Turismo

Anguilla: o destino no Caribe para aproveitar o ano…

Dez 09, 2025 Turismo

Juma Ópera Hotel lança promoção Green Friday com…

Dez 08, 2025 Turismo

Clara Resorts apresenta programação especial para as…

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Dez 01, 2025 Turismo

Férias de janeiro no Nordeste: Origem Patacho destaca…

Nov 28, 2025 Turismo

Costa Serena: dois novos itinerários em 2026, entre o…

Nov 27, 2025 Turismo

Hotel 5 estrelas oferece programação luxuosa para Natal…

Nov 26, 2025 Turismo

Orlando celebra a temporada de fim de ano com 70 dias…

Nov 25, 2025 Turismo

Hotel Boutique Spa Ponta de Inhambupe e Pousada Aldeola…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version