SEGS Portal Nacional

Turismo

Têm início as obras do maior pólo aeronáutico do Centro-Oeste

  • Segunda, 06 Setembro 2021 10:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Situado em Aparecida de Goiânia, com investimento total na ordem de R$ 100 milhões, o empreendimento será voltado para aviação executiva, manutenção e operações logísticas. Com mais de 2 milhões de área total, empreendimento será dividido em cinco etapas, sendo a primeira prevista para se entregue até o fim de 2024, já em operação

Começaram as obras do maior empreendimento aeroportuário do Centro-Oeste brasileiro, o Antares Polo Aeronáutico, que está sendo erguido na Região Metropolitana de Goiânia, na cidade de Aparecida de Goiânia. Com investimento total na ordem de R$ 100 milhões, o empreendimento será voltado para aviação executiva, manutenção e operações logísticas. Ao todo, serão 2,096 milhões m² de área total, dos quais cerca de 611 mil m² de área vendável, distribuídas em 455 lotes com metragens entre 1.000 m² e 1.500 m², com possibilidade de áreas maiores de acordo com a necessidade dos operadores.

Com as obras iniciadas no dia 15 de julho, o terreno do Antares recebe atualmente os trabalhos de terraplanagem. Ao todo, a construção do empreendimento será dividida em cinco fases, sendo a primeira com previsão de entrega para 2024. “A primeira fase está prevista para ser concluída em 2024, com 72 lotes entregues, pista de pouso funcionando, além de área de embarque e desembarque e toda a infraestrutura necessária para os hangares, como energia elétrica, sistema de abastecimento de água, pavimentação asfáltica e toda a área fechada com portaria monitorada”, explica o gestor da obra, o engenheiro civil Breno Luiz Rojas. Já adquiriram lotes no Antares empresas como Quick Aviação, Agrícola Cunha, H.Egídio Group, Sementes Santa Fé, Grupo Tecnoseg e Andreia Dourado.

A empresa contratada para essa primeira fase do empreendimento é a goiana Costa Brava Construtora, empresa com 34 anos de experiência em grandes obras estruturais nas áreas da indústria, logística e comercial. Segundo explica Breno Luiz Rojas, a empresa foi escolhida após a realização de um processo licitatório privado, que contou com a participação de oito empresas.

De acordo com o engenheiro civil da Costa Brava, Thiago da Cunha Brasileiro, só para este primeiro ano de obra já foram contratados cerca de 50 profissionais, entre engenheiros, motoristas de caminhões e operadores de máquinas pesadas como escavadeira hidráulica, operador de motoniveladora, de pá-carregadeira e rolo compactador. “Nossa equipe é composta por profissionais que já trabalham com a gente há muitos anos. A maioria são de Goiás, mas temos alguns de outros estados”, revela o coordenador das obras de terraplanagem no terreno do polo aeronáutico.

A Pista

Principal estrutura a ser construída no Antares Polo Aeronáutico, a pista de pouso e decolagens contará com 1.800 metros de extensão ou cumprimento, por 30 de largura, o que dá um total de 54 mil m². A pista será capaz de receber todos os modelos de aviação geral, jatos executivos, monomotores, bimotores, até o Gulfstream 650. “Já há um estudo junto ao atual projeto para verificar a possibilidade de se alargar a pista, para aumentar a capacidade de operação do aeroporto executivo”, destaca Breno Luiz Rojas, gestor da obra.

Ele explica que a pista de pouso e toda a pavimentação do empreendimento será feita com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que é o material mais utilizado hoje em dia em pistas de aeroportos pelo Brasil. “É um material que agrega muito mais qualidade e segurança”, completa o gestor da obra, ao explicar que serão utilizados, só nesta primeira etapa da obra, cerca de 10 mil toneladas de asfalto CBQU. “Cerca de 4.500 toneladas, quase a metade, serão usadas apenas para a construção da pista”, esclarece Breno Luiz.

Sustentabilidade

O Antares receberá voos noturnos. “A pista de pouso e decolagem e as pistas de táxi serão entregues balizadas já na primeira fase do empreendimento e já temos estudos em andamento, para que esse balizamento seja alimentado por meio da tecnologia de placas de energia solar e para que a pista receba valetas de infiltração para a drenagem da água da chuva”, explica Breno Luiz.

Contando com uma área de preservação de 160 mil m², o Antares Polo Aeronáutico já tem todos os seus projetos de engenharia e arquitetura aprovados e licenciados por todos os órgãos ambientais.

Marco para aviação

Podendo receber, já em sua primeira etapa, todos os modelos de aviação geral, o Antares Polo Aeronáutico promete ser um marco na infraestrutura portuária do País. “Os estudos feitos mostram que, além de explorar o enorme potencial do Centro-Oeste para a aviação geral, o Antares poderá reduzir significativamente a altíssima dependência que há hoje da aviação executiva em relação aos grandes aeroportos. Precisamos de mais aeroportos dedicados à aviação executiva”, afirma Rodrigo Neiva, Diretor Comercial do Antares.

O Centro-Oeste concentra grande parte da movimentação da aviação executiva no Brasil e o polo aeronáutico que está sendo construído na cidade de Aparecida de Goiânia, na Grande Goiânia, pretende absorver parte dos 63 mil pousos e decolagens realizados na região todos os anos.

Localização

Rodrigo também destaca a localização geográfica privilegiada do polo aeronáutico. “Aparecida de Goiânia converge todas as potencialidades que um projeto como esse requer. É altamente industrializada e está no coração do país, a 210 quilômetros do DF [Distrito Federal]. É um polo que está sendo construído próximo a dois aeroportos internacionais, o de Brasília e o de Goiânia. Também teremos acesso fácil com modais de transporte rodoviários e ferroviários. Portanto, será um empreendimento que irá agregar significativamente à economia goiana, e irá consolidar a vocação de Aparecida de Goiânia para ser uma smartcity”, argumenta Rodrigo Neiva.

O empreendimento deve atrair empresas de táxi aéreo, serviço aeromédico, manutenção, hangaragem, escolas para formação de pilotos e estrutura de apoio, com comércio, restaurantes e hotel. A expectativa é atrair também indústrias, em especial fábrica de peças aeronáuticas, turbinas e motores para aviação, entre vários outros. Além de empresas voltadas para o segmento de logística.

O projeto do polo aeronáutico é capitaneado pelo grupo empreendedor formado pelas empresas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 23, 2025 Turismo

Fim de ano na serra: Campos do Jordão deve registrar…

Dez 22, 2025 Turismo

Conheça os destinos mais populares para o Réveillon no…

Dez 19, 2025 Turismo

Vale a pena viajar para a República Dominicana durante…

Dez 18, 2025 Turismo

Pousada Villa dos Leais anuncia tarifas especiais para…

Dez 17, 2025 Turismo

Com Réveillon na Paulista e luzes de Natal, São Paulo é…

Dez 16, 2025 Turismo

10 destinos para curtir o verão perto de São Paulo

Dez 15, 2025 Turismo

Conheça 6 lugares inusitados para passar a virada do ano

Dez 12, 2025 Turismo

Ilhas do Litoral Norte de São Paulo despontam como…

Dez 11, 2025 Turismo

Réveillon com clima de praia pertinho de São Paulo…

Dez 10, 2025 Turismo

Anguilla: o destino no Caribe para aproveitar o ano…

Dez 09, 2025 Turismo

Juma Ópera Hotel lança promoção Green Friday com…

Dez 08, 2025 Turismo

Clara Resorts apresenta programação especial para as…

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version