SEGS Portal Nacional

Turismo

Com faturamento em queda, turismo paulistano segue longe da retomada, mostram FecomercioSP e SPTuris

  • Quinta, 17 Junho 2021 09:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Gemignani
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Dados do novo indicador da Federação e da empresa mostram que setor ainda não cresceu em 2021; queda de abril foi puxada por restrições de circulação

Com quedas contínuas no faturamento, nos empregos e no movimento de passageiros nos principais terminais, o turismo paulistano segue impactado expressivamente pela pandemia. Isso se reflete no Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT-SP), elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e pelo Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris), que caiu 6,3% em relação a março, fechando o mês em 38,9.s números sustentam uma realidade turbulenta: beirando os piores momentos de 2020, o turismo da cidade de São Paulo ainda não cresceu em 2021.

A maior retração do indicador veio do faturamento dos agentes do setor, que foi de 17,4% em abril (número-índice de 20,5). Depois, o pior resultado foi da movimentação de aeroportos, que caiu 15,1% em comparação a março (21,8). Já as chegadas em rodoviárias caíram 7,6% (23,9).

Para a Federação e a empresa, os números da pesquisa expressam um momento em que a cidade estava sob fortes restrições de circulação impostas pelo Plano São Paulo, do governo estadual. Com isso, o turismo – tão dependente do movimento de pessoas – foi mais impactado. Não à toa, a taxa de ocupação hoteleira na cidade caiu 7,9% no mês.

O IMAT-SP foi criado para pela FecomercioSP e pela SPTuris para ser um termômetro do turismo em São Paulo, levando em consideração tanto as atividades dos empresários do setor quanto dos consumidores. A ideia é que ele seja usado, sobretudo, para que as empresas, que atuam com atividades turísticas na cidade, tenham mais um insumo para elaborar o seu planejamento.

Pela série histórica, iniciada em janeiro de 2020, o melhor momento do turismo paulistano, desde o início da pandemia, foi em dezembro, quando estava com número-índice 58,9. Dali em diante, não parou mais de cair: 58,6 em janeiro deste ano; 50,7 em fevereiro, 41,5 em março e 39,8 agora.

Setor espera por avanço da vacinação

Com um nível de atividade 60% mais baixo do que antes da pandemia, o turismo paulistano aposta suas fichas no avanço da vacinação. É ela que fará com que mais gente demande produtos turísticos, como eventos, compras e gastronomia, transformando a cidade novamente em um polo do turismo nacional.

Apesar disso, é significativo como os empresários do setor estão preservando o maior número de empregos possível, vislumbrando o cenário de melhora que se avizinha conforme a imunização avança. Antes, porém, o afrouxamento das medidas de isolamento já deve exercer impacto positivo sobre o setor – que será melhor visualizado nos dados de maio.

Nota metodológica

O indicador é composto por cinco variáveis que têm os mesmos pesos para a criação do índice. São analisadas as movimentações de passageiros dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, assim como dos passageiros das rodoviárias, a taxa média de ocupação hoteleira na cidade, o faturamento do setor do turismo na capital e o estoque de emprego nas atividades exclusivas do turismo. O índice tem sua base no número cem, usada como referência de comparação em janeiro de 2020. Ele pode sofrer mudanças mensais por conta dos dados que compõem o cálculo, com a saída de projeções e a entrada de números consolidados na série.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 16, 2025 Turismo

10 destinos para curtir o verão perto de São Paulo

Dez 15, 2025 Turismo

Conheça 6 lugares inusitados para passar a virada do ano

Dez 12, 2025 Turismo

Ilhas do Litoral Norte de São Paulo despontam como…

Dez 11, 2025 Turismo

Réveillon com clima de praia pertinho de São Paulo…

Dez 10, 2025 Turismo

Anguilla: o destino no Caribe para aproveitar o ano…

Dez 09, 2025 Turismo

Juma Ópera Hotel lança promoção Green Friday com…

Dez 08, 2025 Turismo

Clara Resorts apresenta programação especial para as…

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Dez 01, 2025 Turismo

Férias de janeiro no Nordeste: Origem Patacho destaca…

Nov 28, 2025 Turismo

Costa Serena: dois novos itinerários em 2026, entre o…

Nov 27, 2025 Turismo

Hotel 5 estrelas oferece programação luxuosa para Natal…

Nov 26, 2025 Turismo

Orlando celebra a temporada de fim de ano com 70 dias…

Nov 25, 2025 Turismo

Hotel Boutique Spa Ponta de Inhambupe e Pousada Aldeola…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version