SEGS Portal Nacional

Turismo

Em bate-papo realizado pela E-HTL Viagens Online, profissionais do turismo apontaram o que esperam do turismo para os próximos meses e há quem vê luz no fim do túnel

  • Sexta, 12 Junho 2020 09:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Laura Dettilio
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Em bate-papo realizado pela E-HTL Viagens Online, profissionais do turismo apontaram o que esperam do turismo para os próximos meses e há quem vê luz no fim do túnel

“Viemos de um ótimo cenário em relação aos dois últimos anos, mas infelizmente agora em 2020, tivemos uma parada e toda a demanda está guardada. Creio que o brasileiro se ajusta e que as viagens interrompidas pela COVID-19, acontecerão assim que possível. Vamos depender da hotelaria, da malha aérea, mas tudo se ajusta”, Flávio Louro, diretor geral da E-HTL Viagens – uma das principais Operadoras do Turismo no Brasil. “O próximo ano será positivo para a cadeia produtiva do turismo”, completa.

Dados apontam que um dos setores mais impactados pelo COVID-19 no Brasil, é o Turismo. A cadeia já apresenta prejuízo de mais de R$ 14 bilhões e desde o início da pandemia, mais de 295 mil demissões impactaram diversas atividades econômicas dependentes direta e indiretamente do setor. Profissionais da cadeia produtiva, reuniram-se para debater o futuro desse mercado no Brasil.

Durante três meses, grande parte dos hotéis, resorts e pousadas do País permaneceu fechado. A ajuda do governo com a MP 936, na redução de custos com a folha de pagamento, foi uma das saídas para manter o setor, além do pedido de linhas de crédito com a união de algumas entidades para ganhar mais fôlego na possível reabertura da cadeia hoteleira e demais produtos e serviços ligados ao turismo.

Para os profissionais, a retomada não será uma tarefa fácil. A hotelaria nacional já se prepara para abrir com a produção de protocolos de segurança e também adaptações de grande parte dos serviços. Além disso, os eventos de todos os portes estão temporariamente cancelados, o que gera um grande prejuízo para o segmento MICE- meetings, incentives, congresso and exhibitions-, que é o gerador de uma parte significativa da receita da maioria dos hotéis e resorts. Segundo o diretor comercial da Iberostar, Orlando Gligío, a rede teve que adaptar os eventos agendados. “Tivemos que realizar uma grande migração dos eventos que aconteceriam em 2020, para o próximo ano, o que significa uma perda muito grande na nossa receita”, comenta o diretor.

Os hotéis da rede Accor produziram um protocolo internacional com mais de 150 regras de segurança. De acordo com Mariana Pierre, Diretora Comercial da rede, o foco agora é conquistar a confiança dos novos turista com as medidas adotadas. “Nosso protocolo segue normas de três grandes empresas da Organização Mundial da Saúde e nosso principal objetivo é reconquistar a segurança e confiança das pessoas que desejam voltar a viajar. Além do protocolo, estamos nos preparando para a retomada, com a aposta de novos produtos, que estejam adaptados a nova vida das pessoas”, comenta Mariana.

Segundo o Diretor, da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Otaviano Maroja, a reabertura dos hotéis ainda não indica normalidade. O diretor afirma que, os empreendimentos realizarão a abertura gradativa, para o público regional. “Estamos realizando todos os ajustes necessários para a retomada. Alguns hotéis vão abrir no mês de julho, mas com apenas 10% da ocupação e por isso nosso foco é o público regional para depois conquistar o público nacional”, comenta Maroja. O Nordeste é uma das regiões brasileiras que mais gera empregos no Turismo e a crise do COVID-19 gerou uma série de desempregos, segundo o Diretor da AHPG, só em Porto de Galinhas, mais de 30 mil pessoas sofreram com as demissões.

O segmento das empresas de receptivo também teve que se readaptar por conta da pandemia. O fechamento de parques e atrações turísticas das cidades brasileiras resultou para as empresas deste nicho, a interrupção temporária das atividades. Segundo Adriane Brocker, da Brocker Turismo, operação de turismo repecitvo no Sul do país, o momento agora é de focar no Turismo de Natureza. “O foco será o turismo de natureza. Queremos oferecer aos turistas novas experiências que entregam um pouco mais da história, da cultura, da natureza dos locais. Vamos priorizar passeios que mexam com a emoção das pessoas e claro, seguindo todas as normas de segurança”.

Já Flávio Louro afirma que mesmo com a crise causada pelo COVID-19, a receita da operação não parou. “Nossa receita continuou girando mesmo com a pandemia. Tivemos fôlego financeiro para trabalhar durante este ano e por isso continuamos otimistas com o setor. Nosso foco é investir no turismo nacional, para fomentar as regiões brasileiras”.

Expectativas para o futuro

Apesar de passar por uma crise inesperada, o Turismo apresentava resultados satisfatórios. As cadeias produtivas do setor, pretendem focar no turismo nacional, para conseguirem se manter até o próximo ano e aumentarem a receita. Para dar certo, grande parte dos profissionais do turismo apontam que a retomada da malha aérea é uma das tão esperadas para o setor começar a girar novamente.

Para Fernando Santos, Presidente da ABAV SP (Associação Brasileira das Agências de Viagem de São Paulo) e Diretor da Conextravel, ainda no segundo semestre de 2020, os setores que contam com voos domésticos possuem uma chance de se saírem melhor durante a retomada. “De toda a cadeia, o setor corporativo, por exemplo, que em grande parte conta com voos domésticos, pode ser o que volte primeiro a funcionar. A partir do momento em que a malha aérea e os hotéis começarem a retornar, teremos um mercado mais movimentado e com isso, no próximo ano, a partir do segundo trimestre, veremos resultados mais satisfatórios”.

Segundo Luiz Strauss, Diretor Promotional Travel e atual Presidente ABAV RJ (Associação Brasileira das Agências de Viagem do Rio de Janeiro), para o início da retomada, a indústria deve focar no turismo regional. “Agora mais do que nunca temos que nos preocupar primeiro em oferecer ao passageiro o que ele deseja, para assim plantarmos o sentimento e motivar para algo maior. Os destinos nacionais são a aposta do setor e cremos que no próximo ano teremos resultados melhores”, finaliza o Diretor.

Sobre a E-HTL Viagens Online

A E-HTL é uma das mais importantes operadoras do segmento do turismo no Brasil. No mercado desde 2004, a operadora prioriza a excelência do atendimento aos clientes e a qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Hoje, a E-HTL está presente em 16 localidades brasileiras – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo (Capital, ABC e Guarulhos), interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais, Brasília, Goiânia, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O objetivo da operadora nos próximos cinco anos é ampliar a base de atendimento no Brasil, investir em tecnologia e agregar, ainda mais, novos produtos aos agentes de viagem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 19, 2025 Turismo

Vale a pena viajar para a República Dominicana durante…

Dez 18, 2025 Turismo

Pousada Villa dos Leais anuncia tarifas especiais para…

Dez 17, 2025 Turismo

Com Réveillon na Paulista e luzes de Natal, São Paulo é…

Dez 16, 2025 Turismo

10 destinos para curtir o verão perto de São Paulo

Dez 15, 2025 Turismo

Conheça 6 lugares inusitados para passar a virada do ano

Dez 12, 2025 Turismo

Ilhas do Litoral Norte de São Paulo despontam como…

Dez 11, 2025 Turismo

Réveillon com clima de praia pertinho de São Paulo…

Dez 10, 2025 Turismo

Anguilla: o destino no Caribe para aproveitar o ano…

Dez 09, 2025 Turismo

Juma Ópera Hotel lança promoção Green Friday com…

Dez 08, 2025 Turismo

Clara Resorts apresenta programação especial para as…

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Dez 01, 2025 Turismo

Férias de janeiro no Nordeste: Origem Patacho destaca…

Nov 28, 2025 Turismo

Costa Serena: dois novos itinerários em 2026, entre o…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version