SEGS Portal Nacional

Turismo

Conheça a rota de Charles Darwin pelo Uruguai

  • Quinta, 28 Mai 2020 18:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Bertin
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Uma rota cheia de conhecimento foi o legado deixado por Charles Darwin, naturalista britânico - o pai da evolução, ao embarcar em uma aventura pelo mundo no período de 1831 a 1836 no navio do capitão Robert Fitzroy, responsável pelo convite a Darwin em lhe acompanhar na missão de mapear a costa sul-americana para atualização das cartas náuticas britânicas.

O programa Discovery Channel, reproduziu a rota realizada pelo evolucionista no Uruguai e propõe um passeio bem curioso mostrando por onde ele passou e o que mudou na biodiversidade do país desde sua chegada por lá. O cientista foi um dos primeiros a propor a evolução biológica através da seleção natural. Em 1832, Charles Darwin percorreu por três meses o que é hoje o Uruguai, deixando suas experiências em seu livro de viagens para a posteridade. Aqui trazemos um pouco da rota descrita feita por Discovery Channel, e convidamos a conhecer mais sobre o ambiente natural preservado pelo vizinho.

Um dos lugares por onde passou, mostrados pelo canal de televisão foi Maldonado, que nas anotações de Darwin foi descrita: “Maldonado fica na margem norte do Prata, a uma curta distância da foz deste rio. A cidade é separada do rio por uma fileira de colinas arenosas com cerca de um quilômetro de largura, cercado do outro lado por uma planície ondulada coberta por uma camada uniforme de uma linda relva”; e esse foi o ponto de partida do canal, que percorreu Rocha, até a Barra de Laguna de Rocha, local onde convivem dois ecossistemas completamente distintos dentro de um mesmo espaço.

Logo, passou pelo parque Nacional de Cabo Polônio e mostrou as belezas, que a área ainda conserva, e características típicas da paisagem da costa atlântica uruguaia, prévio ao processo de transformação que começou em meados do século XX pela expansão do modelo urbano-turístico tradicional.

https://turismo.gub.uy/index.php/pr/lugares-para-ir/regiao-leste/areas-protegidas/cabo-polonio

No “Valle del Lunarejo”, exibiu a biodiversidade e beleza das cachoeiras e florestas da região, todas possivelmente vivenciadas por Darwin. A Paisagem Preservada do Vale está no extremo noroeste de Rivera, próximo a Artigas e Salto. Situa-se na parte norte do sistema da Coxilha de Haedo, que cumpre uma função de corredor biológico para o ingresso de espécies subtropicais de flora e fauna do sul do Brasil até o território uruguaio.

https://turismo.gub.uy/index.php/pr/lugares-para-ir/regiao-norte/areas-protegidas/valle-del-lunarejo

E a rota é finalizada em Esteros de Farrapos e Ilhas do Rio Uruguai, mais precisamente em San Javier, a cidade é o limite norte do Parque Nacional Esteros de Farrapos e da área protegida das Ilhas do Rio Uruguai, que constitui um dos mais importantes sistemas de zonas úmidas do país. A área é caracterizada por associações de lagoas, pântanos, pântanos e campos naturais, nos quais se desenvolvem extensas matas ciliares e florestas de parque (alfarrobeiras), habitats de diversas e numerosas espécies de nossa fauna nativa.

Dentro do parque, há uma trilha turística que parte de Puerto Viejo e atravessa cinco ambientes naturais diferentes, através dos quais a riqueza biológica e ecológica da área é explicitada, que leva até o monumento levantado em comemoração ao centenário da chegada de Charles Darwin ao país.

https://turismo.gub.uy/index.php/lugares-para-ir/corredor-pajaros-pintados/pueblos/san-javier

Ficou curioso? Você pode assistir tudo, assistindo ao programa na íntegra.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Jan 12, 2026 Turismo

Viajar em 2026: experiências transformadoras para…

Jan 09, 2026 Turismo

O turismo mudou — e Orlando é a prova de que hotéis…

Jan 08, 2026 Turismo

Bahamas: o destino perfeito para férias em família com…

Jan 07, 2026 Turismo

Abreu apresenta experiências únicas em destinos fora do…

Jan 06, 2026 Turismo

Tendências do turismo em 2026: Atacama está entre os…

Jan 05, 2026 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 30, 2025 Turismo

Férias 2026: Rede de Hotéis Deville traz o mundo…

Dez 29, 2025 Turismo

20 praias para aproveitar o Litoral Norte de São Paulo…

Dez 26, 2025 Turismo

Uma cidade, três dias: descubra Bursa, na Turquia

Dez 23, 2025 Turismo

Fim de ano na serra: Campos do Jordão deve registrar…

Dez 22, 2025 Turismo

Conheça os destinos mais populares para o Réveillon no…

Dez 19, 2025 Turismo

Vale a pena viajar para a República Dominicana durante…

Dez 18, 2025 Turismo

Pousada Villa dos Leais anuncia tarifas especiais para…

Dez 17, 2025 Turismo

Com Réveillon na Paulista e luzes de Natal, São Paulo é…

Dez 16, 2025 Turismo

10 destinos para curtir o verão perto de São Paulo

Dez 15, 2025 Turismo

Conheça 6 lugares inusitados para passar a virada do ano

Mais TURISMO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version