SEGS Portal Nacional

Turismo

Legaltech vai ajudar consumidores a solucionarem problemas com alterações de viagens relacionadas à covid-19

  • Quinta, 30 Abril 2020 10:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Sakata
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

A MOL - Mediação Online lançou a plataforma Minha Viagem, para resolver conflitos relacionados a cancelamentos e alterações na crise do novo coronavírus em viagens sem custo para o consumidor

Consumidores que estão enfrentando problemas com alterações ou cancelamentos de viagens por conta da covid-19 podem contar com a MOL - Mediação Online para solucioná-los gratuitamente. A iniciativa vem de encontro com o aumento de conflitos deste tipo. De acordo com o Procon-SP, até 9 de abril mais de 10,7 mil registros relacionados ao novo coronavírus haviam sido feitas. Do total das queixas, 52% são demandas de consumidores a agências de viagens e 28% a companhias aéreas.

"Por ser 100% online, a nossa solução é ideal para solucionar conflitos em um momento em que precisamos ficar em casa", afirma Camilla Lopes, COO e cofundadora da MOL - Mediação Online.

Como receber ajuda da MOL

Para solicitar o atendimento da MOL - Mediação Online, é preciso preencher um formulário no site da startup com com o detalhamento do problema. Conflitos relacionados a passagens aéreas, pacotes turísticos, reservas de hotéis e cruzeiros estão entre as demandas que poderão ser solucionadas.

A partir das informações fornecidas, a MOL - Mediação Online entrará em contato com a empresa responsável pelo produto ou serviço oferecido para propor uma solução amigável e extrajudicial, utilizando técnicas como negociação e mediação. O consumidor é isento de qualquer custo, mesmo que tentativa de acordo não atinja o resultado desejado. Já para a empresa, a legaltech oferece o tratamento de dez casos de forma gratuita. Todo o contato entre a MOL - Mediação Online, o consumidor e a empresa é feito online ou por telefone.

Camilla teve a ideia de disponibilizar as soluções da MOL - Mediação Online para estes conflitos específicos por conta de uma experiência pessoal. "Comprei uma viagem para Portugal de presente para meus pais, que teve que ser cancelada, e ainda não consegui o reembolso das passagens. Como consumidora, entendo que é um momento difícil para os setores de atendimento das empresas de turismo. Mas ao mesmo tempo, não ter uma resposta é frustrante", conta. A expectativa da empreendedora é que a crise provoque uma mudança na forma que as empresas solucionam seus conflitos com clientes.

Cofundadoras da MOL: Camilla Lopes (COO) e Melissa Gava (CEO)

Métodos alternativos evitam a sobrecarga do Judiciário

O uso de métodos alternativos de resolução de conflitos é o maior diferencial da MOL - Mediação Online. "A Justiça também está sendo afetada pela pandemia: o trabalho presencial dos tribunais e os prazos processuais foram suspensos. Assim, solucionar conflitos utilizando métodos alternativos extrajudiciais evita o aumento de processos no nosso Judiciário", explica Camilla.

Para ela, o uso de um procedimento colaborativo para encontrar soluções, a existência do diálogo e a formalização legal do acordo asseguram que os envolvidos estão satisfeitos e que não recorrerão à um processo judicial no futuro.

Resultados e reconhecimento

No mercado desde 2015, ano em que a Lei da Mediação e o Novo Código de Processo Civil foram sancionados, as soluções da MOL - Mediação Online são seis vezes mais econômicas e 30 vezes mais ágeis quando comparadas a ações na Justiça. A atuação da MOL - Mediação Online também promove o aumento no NPS (Net Promoter Score), indicador que avalia a satisfação dos clientes sobre serviços prestados por empresas. Pesquisas feitas pela startup com participantes de mediação e negociação têm gerado, em média, um NPS de 86% — neste índice, resultados acima de 75% indicam excelência no atendimento.

Companhias como Itaú, Magazine Luiza, Ativos S.A., Cogna, SOMOS Educação, MercadoLivre, Caixa Econômica Federal e Rodobens já buscaram as soluções da MOL - Mediação Online para resolver conflitos e reconstruir as relações perdidas com consumidores, fornecedores e colaboradores. O trabalho da lawtech também foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça, com o prêmio Conciliar É Legal 2018, pela primeira vez concedido a uma startup. Na ocasião, o CNJ reforçou a importância da atuação da MOL - Mediação Online em um país que tem 78,7 milhões de processos aguardando uma solução definitiva da Justiça.

Sobre a MOL:

A MOL - Mediação Online é uma plataforma que permite que pessoas, empresas e instituições resolvam conflitos sem entrar na Justiça. Desde o envio do caso até a homologação do acordo com validade jurídica, tudo é realizado pela internet com tecnologia desenvolvida pela startup. Na MOL, disputas que poderiam demorar anos para atingir um desfecho são resolvidos a um custo até seis vezes menor e de forma 30 vezes mais ágil do que um processo judicial convencional. Companhias como Itaú, Magazine Luiza, Ativos S.A., Cogna (antiga Kroton), SOMOS Educação, Raízen, Ri Happy, MercadoLivre, Caixa Econômica Federal e Rodobens já utilizaram as soluções da MOL para tratar mais de 53 mil casos.

Fundada em 2015 pelas empreendedoras Melissa Felipe Gava e Camilla Feliciano Lopes, a MOL é cadastrada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que também concedeu o prêmio Conciliar É Legal à startup em 2019. Em 2017, recebeu aporte do programa de aceleração da aceleradora e fundo de venture capital 500 Startups, no Vale do Silício. Em 2018, realizou rodada de investimento semente liderada pelo fundo brasileiro Canary e também passou a integrar a terceira turma do Google for Startups. Em 2019, captou US$ 3,5 milhões em rodada de investimento series A liderada pela Redpoint e.ventures. Desde julho de 2018, a MOL é residente do Cubo Itaú.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Fev 10, 2026 Turismo

Tierra Atacama e Tierra Patagonia lançam oferta 4×3…

Fev 09, 2026 Turismo

Carnaval em Caraíva: Villa Fulô Casa Hotel convida a…

Fev 06, 2026 Turismo

5 destinos para fugir do agito e encontrar o silêncio…

Fev 05, 2026 Turismo

Bahamas alcançam sucesso turístico sem precedentes ao…

Fev 04, 2026 Turismo

Aqualand Resort prepara programação com música ao vivo…

Fev 03, 2026 Turismo

Porto Covo e Mértola consolidam o Alentejo como…

Fev 02, 2026 Turismo

Resultados de 2025 mostram amadurecimento do turismo no…

Jan 30, 2026 Turismo

Heritance Aarah lança experiência exclusiva de…

Jan 29, 2026 Turismo

Turismo em alta no Paraná impulsiona iniciativas que…

Jan 28, 2026 Turismo

Viagens nostálgicas: Booking.com seleciona quatro…

Jan 27, 2026 Turismo

Não gosta de Carnaval? Conheça três destinos para fugir…

Jan 26, 2026 Turismo

Verão e Carnaval em Monte Verde: hospedagens com até…

Jan 23, 2026 Turismo

Marrocos só para Mulheres, Egito e Safári na África do…

Jan 23, 2026 Turismo

Conectividade inteligente em viagens: como o eSIM…

Jan 22, 2026 Turismo

Curiosidades que você não sabia sobre a cortiça…

Jan 21, 2026 Turismo

Adaaran Resorts: onde cada ilha conta uma história de…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version