SEGS Portal Nacional

Turismo

Aeroporto de Guarapuava será o primeiro no mundo a instalar tecnologia para pessoas com deficiência visual

  • Quinta, 19 Dezembro 2019 11:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Fantinato
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Aeroporto Municipal Tancredo Thomas de Faria será reinaugurado pelo governador Ratinho nesta quinta-feira (5), e começa a operar no sábado (7). App Veever, que orienta pessoas com deficiência visual por comandos de voz, já está disponível no terminal.

Um aeroporto no interior do Paraná será o primeiro no mundo a oferecer uma solução tecnológica que promove a acessibilidade de pessoas cegas ou com baixa visão ao terminal aéreo. O aplicativo Veever, desenvolvido por uma startup curitibana, foi instalado de maneira gratuita e colaborativa no Aeroporto Municipal Tancredo Thomas de Faria, em Guarapuava. Em solenidade restrita a autoridades e convidados, o prefeito da cidade, Cezar Silvestri Filho e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, Sandro Abdanur, entregam a obra de reestruturação do espaço na próxima quinta-feira (5), às 19h.

Uma das novidades mais aguardadas na nova infraestrutura aeroportuária é o funcionamento do aplicativo Veever, disponível para download gratuito para pessoas com deficiência visual. Com dispositivos de microlocalização (denominados beacons) que se comunicam com o aparelho celular por bluetooth, a solução tecnológica auxilia pessoas cegas ou com baixa visão a se deslocarem em ambientes urbanos internos e externos, provendo informações sobre o espaço físico e orientando a respeito da localização de sanitários, portas de saída e acesso à área de alimentação, por exemplo.

No aeroporto de Guarapuava foram instalados seis dispositivos que contém informações descritivas sobre o local. Foram mapeados pontos de entrada, saída, sanitários, portão de embarque e desembarque e área de check-in. O aplicativo mobile reconhece a proximidade de determinados pontos previamente cadastrados e emite comandos de voz que direcionam a pessoa que tem a visão comprometida. Ao apontar o smartphone para determinadas direções, o usuário recebe informações sonoras sobre possíveis interesses naquela direção. Cada beacon possui um texto descritivo que é acionado com a proximidade do aparelho com aplicativo em funcionamento.

Criado em Curitiba, essa será a primeira vez em que o Veever será usado para orientar passageiros em aeroportos. Para o co-fundador da startup e criativo tecnologista João Pedro Novochadlo, a decisão da gestão municipal de Guarapuava em instalar uma tecnologia que proporciona acessibilidade é um importante passo para efetivação dos direitos da população PCD. “O funcionamento do Veever em um aeroporto provoca mais do que um resultado concreto para as pessoas cegas que frequentam o terminal; é um gesto simbólico da administração da cidade que provoca o debate sobre acessibilidade e pode estimular outras prefeituras a adotarem ações de inclusão de forma inteligente e inovadora”, afirma.

Inclusão

A solução tecnológica possui diversas outras aplicações, tanto para a administração pública, quanto para estabelecimentos privados. A população brasileira formada por pessoas cegas ou com baixa visão corresponde a 6 milhões de pessoas. “O Veever traz aplicabilidades que podem proporcionar maior autonomia e segurança para essas pessoas usarem o transporte público, frequentarem atrações culturais e terem experiências mais inclusivas como consumidores”, comenta Novochadlo. A possibilidade de ir e vir sem depender do auxílio de terceiros é uma das vantagens - seja offline ou online: os aparelhos eletrônicos permitem uma precisão centimétrica e não precisam utilizar a internet para funcionar. O Veever já está disponível para download nas lojas da Google e Apple Store, mas depende de investimento do poder público e da iniciativa privada para que os beacons sejam instalados em diferentes espaços e pontos de interesse.

Sobre o Veever

O Veever é uma startup curitibana fundada durante uma Hackathon da Prefeitura de Curitiba, da qual é vencedora. Com objetivo de minimizar os problemas que pessoas com deficiências visuais têm ao se locomoverem e interagirem nas cidades, criou um aplicativo mobile que funciona como um assistente virtual de voz, trazendo mais acessibilidade, mobilidade e, principalmente, inclusão. Mais informações: https://veever.global


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Jul 18, 2025 Turismo

Descubra por que Fernando de Noronha é o melhor destino…

Jul 17, 2025 Turismo

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros reabre…

Jul 16, 2025 Turismo

Uma escapada nas Maldivas para toda a família

Jul 15, 2025 Turismo

10 construções medievais para se hospedar no Alentejo

Jul 14, 2025 Turismo

Confira 8 passeios para curtir as férias na capital…

Jul 11, 2025 Turismo

Refúgios privados ganham espaço no turismo de luxo com…

Jul 10, 2025 Turismo

Paraty em três dias: barco, arte, gastronomia e…

Jul 09, 2025 Turismo

Fim da exigência de tirar os sapatos em aeroportos dos…

Jul 08, 2025 Turismo

Hotel em vinícola chilena oferece cortesia para…

Jul 07, 2025 Turismo

Férias com natureza, aventura e conexão: parques…

Jul 04, 2025 Turismo

5 parques aquáticos em SP para curtir as férias de…

Jul 03, 2025 Turismo

Descubra o Atacama: 5 razões para fazer do Deserto do…

Jul 02, 2025 Turismo

Férias de julho chegou! Wyndham Gramado anuncia…

Jul 01, 2025 Turismo

Aproveite as férias e o inverno no Travel Inn Caxias do…

Jun 30, 2025 Turismo

Santa Catarina além da Serra: 5 experiências para…

Jun 26, 2025 Turismo

Descubra por que Campos do Jordão é o destino ideal…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version