Logo
Imprimir esta página

Uruguai é pioneiro no voto feminino

Casona, onde pela primeira vez uma mulher votou na América do Sul, abriu como Centro de Turismo e Exposições no vizinho

A casa onde as mulheres votaram pela primeira vez em toda a América do Sul, na cidade turística de Cerro Chato, abriu suas portas como centro de visitantes em 29 de março.

Há 92 anos, a cidade de Cerro Chato testemunhou uma das conquistas mais importantes femininas na história da América do Sul. Em 3 de julho de 1927, convocou-se um plebiscito com os colonos para decidir a qual estado pertenceria Cerro Chato. E pela primeira vez as mulheres votaram. Naquela época, o ato eleitoral determinou que Cerro Chato seria integrado ao estado de Durazno (departamento = estado) e essa opção venceu amplamente com 354 votos.

Hoje é administrado por Durazno e ninguém pode negar-lhe o mérito de ter sido pioneiro ao encorajar-se a dar o grande passo do voto feminino. O edifício - localizado na Julio Alberto Goday S / N, esquina com Luis Souberón em Durazno -, em que ocorreu esse episódio histórico foi recuperado pelo Ministério do Turismo e ali passou a funcionar um centro de atendimento aos turistas, além de exposições e um charmoso café.

Cerro Chato recebeu em 2016, com o Prêmio Povo Turístico, o reconhecimento do governo uruguaio quando apresentou o projeto “Viví el Uruguay profundo ... onde as mulheres cunharam a história” e, para implementação arrecadaram US $ 30.000.

O projeto propôs a recuperação e restauro do imóvel onde o fato histórico ocorreu. A casa, construída entre 1924 e 1926 por Luis Souberón, um poderoso comerciante da cidade, foi declarada Patrimônio Histórico Departamental em 2013. Nesta linha, trabalhou-se na reciclagem de sua estrutura e na inauguração de um centro de visitantes com um espaço interpretativo de fato histórico, uma cafeteria e um espaço para a venda de produtos locais e regionais.

Um pouco de história

Cerro Chato está localizado na área central do país, na “Cuchilla Grande”, fronteira de três estados: Durazno, Florida e Treinta y Tres; ao lado do cruzamento das rotas nacionais 7 e 19.

A cidade surgiu em torno da pecuária extensiva, e durante o século XIX foi o ponto de passagem de diligências e tropas de gado com destino aos estabelecimentos produtores de carne seca e salgada.

Os primeiros a se estabelecerem por lá foram os comerciantes atraídos pela instalação de um posto para o restante das diligências, enquanto a ferrovia chegaria por volta de 1908.

Mais informações: http://www.premiopuebloturistico.gub.uy/ediciones.html


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto