Logo
Imprimir esta página

Risoto maçã alho negro e bacon

Risoto maçã alho negro e bacon

Receita de Risoto Alho Negro, Maçã e Bacon

Aprenda a preparar este delicioso risoto

risoto de alho negro maçã e bacon
Ingredientes
1 e ½ xícara de arroz arbóreo
1 maçã fuji
1 cebola amarela pequena
2 colheres de sopa de manteiga
1/3 xícara de vinho branco
1 colher de sopa de suco de limão
6 xícaras de caldo de legumes
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
10 dentes de Alho Negro do Sítio
Bacon
Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Descasque a maçã e corte em cubos de 1cm. Reserve numa tigela juntamente com o suco do limão para que a maçã não escureça. Em uma panela de fundo grosso coloque o bacon (se quiser acrescente um fio de óleo) e frite até ficar bem torrado e retire. Na mesma panela aqueça 1 colher de manteiga, coloque a cebola e deixe ficar transparente. Acrescente 2/3 do bacon frito e o arroz (não precisa lavar). Frite rapidamente, abaixe o fogo, mexendo sempre e acrescente o vinho branco. Deixe evaporar.

Acrescente aos poucos (½ xícara aproximadamente por vez) do caldo de legumes já aquecido e mexa sempre. Quando terminar o caldo verifique se o arroz está al dente, caso contrário, acrescente um pouco de água fervente até dar ponto. Nesse momento acrescente o alho negro picado e as maçãs, mexa por mais 3 minutos e desligue o fogo. Acrescente a manteiga restante, metade do parmesão e verifique o sal.

Sirva em seguida decorado com o bacon reservado, salsinha picada e o queijo parmesão de boa qualidade.

O que é Alho Negro?

O alho negro é obtido a partir do alho comum em um processo de fermentação sob condições de temperatura e umidade controladas por um determinado período de tempo. Vale ressaltar que neste processo não são adicionados nenhum tipo de aditivo químico.

É durante esse processo que naturalmente ocorrem as mudanças na cor e nos princípios ativos do alho.

Seu sabor é surpreendentemente adocicado. Rico em umami, é intenso mas agradável ao paladar. Além disso, o alho negro é um ingrediente muito versátil, que cada vez mais vem conquistando espaço no mundo da gastronomia, sendo utilizado em pães, molhos para hambúrgueres, para finalizar pizzas e grelhados, em risotos e em preparações mais elaboradas.

Compre online pelo site: https://alhonegrodositio.com.br/

Benefícios do Alho Negro

Há muitas décadas o alho negro é consumido na Coréia, Tailândia, China e Japão por ser um alimento riquíssimo em antioxidantes, proporcionando uma longa lista de benefícios para saúde.

O alho comum é amplamente utilizado pelos benefícios à saúde que proporciona. Entretanto, o consumo do alho in natura pode causar diversos efeitos colaterais, incluindo anemia, alterações na microflora intestinal e redução dos níveis de proteína sérica – o que não acontece com o alho negro.

A alicina é o mais importante princípio ativo no alho. Porém, a alicina é instável sob alta temperatura e é perdida quando o alho é cozido ou secado. A fermentação do alho converte a alicina em S-Alil-Cisteína (SAC), um potente e estável antioxidante. O SAC tem o dobro da capacidade antioxidante e é comprovadamente melhor absorvido pelo corpo que a alicina.

Além disso, o alho negro possui uma quantidade abundante de outros compostos antioxidantes, como polifenóis, flavonóides, derivados tetrahidro-β-carbolinae compostos organossulfurados em comparação ao alho comum.

Sobre a Alho Negro do Sítio

Na Alho Negro do Sítio a produção do alho negro começou apenas em 2010, mas a história desta empresa teve início muito antes disso. Nascido em 1945 na colônia japonesa na Manchúria, China, Shiro Kondo refugiou-se no Japão ainda bebê, onde cresceu, se formou em direito e, ao completar 23 anos de idade, decidiu se mudar para o Brasil.

Aqui, Shiro trabalhou em diversas fazendas para sustentar-se e, com agricultores, aprendeu técnicas de cultivo de alimentos na prática. Em 1973 casou-se com Sayoko e se mudaram para Guatapará, interior de São Paulo. Lá, a família se dedicou à agricultura, tendo como o primeiro cultivo o abacaxi.

Em 1981, aconteceu a geada negra (condição atmosférica que provoca o congelamento da parte interna da planta devido ao frio intenso) e todo o plantio foi perdido. Após este fatídico episódio, eles foram em busca de alguma especialidade que conseguisse resistir às alterações climáticas, por fim, decidiram começar a cultivar o alho.

A produção do alho negro começou apenas em 2006. Nessa época, Shiro fornecia apenas para os amigos da colônia japonesa. Atualmente já fornecem o alho negro para empórios e restaurantes no Brasil inteiro. Hoje quem administra a empresa é o agrônomo Fernando Kondo, filho do casal, formado pela Universidade Agrícola de Tóquio.

A produção da Alho Negro do Sítio se difere das demais pela garantia de origem com alho nobre nacional, por oferecer o alho negro já descascado e não pasteurizado. Assim, mesmo depois de embalado, o produto continua seu processo de maturação, o que o deixa ainda melhor com o tempo.

Hoje, além do alho negro descascado em diversos tamanhos, a empresa também produz uma grande variedade de produtos com a iguaria, como azeite aromatizado, sal grosso, ghee, mostarda, pimenta, geleia, pasta, molho pesto e chimichurri com alho negro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto