Logo
Imprimir esta página

Mensagem... Um novo ato

Um novo ato

Em algum momento, paramos para pensar que o que chamamos de vida, esse tempo de existir na Terra, que na nossa compreensão vai do berço ao túmulo, é na verdade apenas mais um ato, uma parte de uma obra muito maior?

Quando usamos a palavra ato, remetemo-nos às peças de teatro. Atos nos mostram o desenrolar de uma história mais longa, com muitos personagens, com acontecimentos que vão nos fazendo entender o drama como um todo.

A peça Hamlet, a mais famosa de Shakespeare, é composta de cinco atos. E cada ato, por diversas cenas.

No primeiro ato, temos a aparição do fantasma do pai de Hamlet e uma grande revelação.

Se assistirmos apenas ao segundo ato, sem termos entendido o primeiro, não aceitaremos as razões da mudança do humor de Hamlet, não nos fará sentido a raiva que ele carrega.

Se formos diretamente ao quarto ato, sem termos conhecido bem os personagens e a história, pouco sentido terão suas atitudes.

Imaginemos, então, neste momento, uma das cenas de um dos atos da sua peça, a peça da sua existência de Espírito imortal.

Torna-se mais fácil entender que a alma, depois de residir temporariamente no espaço, renasce na condição humana, trazendo consigo a herança, boa ou má, do seu passado.

Renasce criancinha, reaparece na cena terrestre para representar um novo ato do drama da sua vida.

Vem resgatar as dívidas que contraiu, conquistar novas capacidades que lhe hão de facilitar a ascensão, acelerar a marcha para a frente.

A lei dos renascimentos explica e completa o princípio da Imortalidade. A evolução do ser indica um plano e um fim.

Esse fim, que é a perfeição, não pode realizar-se em uma única existência, por mais longa que seja.

Devemos ver na pluralidade das vidas da alma a condição necessária de sua educação e de seus progressos.

É à custa dos próprios esforços, de suas lutas, de seus sofrimentos, que ela se redime de seu estado de ignorância e de inferioridade.

E se eleva, de degrau a degrau, primeiramente na Terra e, em seguida, através das inumeráveis estâncias do céu estrelado.

Reencarnação é o fenômeno natural, o processo que nos faz alternar de ato para ato.

O figurino será distinto. No entanto, o ator é o mesmo.

Novos personagens surgem. Alguns desaparecem por alguns atos e retornam mais tarde, até em outros papéis.

A lei das vidas sucessivas promove dramas muito mais complexos e longos que os de Shakespeare.

Por fim, um detalhe importante: se formos conhecer a obra do grande escritor inglês, veremos que quase todas as suas peças terminam em tragédia, em desgraça.

Fazendo ainda um paralelo, recordaremos que algumas de nossas existências tiveram desfechos desagradáveis. Porém, entendamos como finais de atos e não da obra como um todo.

a peça segue rumo a cenas e atos melhores, mais felizes. É da lei que tudo siga o caminho da felicidade e da perfeição.

Atores mais experientes, roteiros mais maduros, cenários mais amplos e agradáveis.

Pensemos nisto: somos nós que dirigimos nossa grande peça, cena a cena, ato a ato.

Redação do Momento Espírita, com trecho do cap. XIII,
pt. 2, do livro O problema do ser, do destino e da dor,
de Léon Denis, ed. FEB.
Em 7.5.2025


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto