Logo
Imprimir esta página

Mensagem... Como andar à chuva

Como andar à chuva

Certa feita, o poeta português Fernando Pessoa escreveu: Pensar incomoda como andar à chuva.

Certamente referia-se aos pensamentos profundos, complexos, às questões existenciais que, por vezes, mexem com nossa intimidade.

Por isso, alguns preferem não pensar. Outros preferem comprar pensamentos prontos e aceitá-los como boas verdades. Muito mais seguro e menos incômodo.

Porém, nestes aproximados cinco minutos, convidamos você a andar à chuva e quem sabe descobrir que ela não é tão desconfortável quanto pensa.

Notemos como os homens sábios do mundo sempre trouxeram o convite ao pensar, o convite ao desvendar da verdade.

Não há como conhecer a verdade, não há como conquistar lucidez, razão, bom senso, sem pensamento e sem conhecimento.

Sócrates colheu da inscrição na entrada do Templo de Delfos a sua grande lição de vida: Conhece-te a ti mesmo.

Ali estava o conhecimento básico. Também o pensamento essencial.

Conhecer-se, entender-se, questionar-se.

No século XVII, o filósofo e matemático francês, René Descartes, salientará outra frase fundamental: Cogito ergo sum. Penso, logo existo. Ou penso, portanto sou.

Não há como existir sem o pensamento. Não há como fugir de andar à chuva, podemos afirmar.

Talvez, num primeiro momento, as gotas incomodem. Frias, molham as roupas. Podem até impedir a visão.

No entanto, depois de um tempo passamos a apreciar o belo fenômeno da precipitação atmosférica lavando a alma, encharcando-nos de vida. E vida em abundância.

Há quem dance na chuva! Há quem se divirta olhando para o alto e percebendo as gotas caindo e regando a terra. Uma bênção dos céus.

Pensar incomoda, sim, mas é preciso ser incomodado para deixar nosso estado de letargia espiritual.

E não falamos de um pensamento que nos desenvolve apenas na área do intelecto. Precisamos do pensamento fundamental, do ser que olha para si mesmo, para sua essência e revoluciona seus valores morais.

Pensar, conhecer é libertador.

Lembremos do maior de todos os seres de nossa Terra e de Sua proposta: Conhecereis a verdade e ela vos libertará.

Conhecer a verdade também incomoda. Porém, quanto tempo iremos suportar as ilusões do que não é verdade até nos rendermos a ela?

Certamente, aquele homem que saiu da caverna, no mito criado por Platão, pensou aquele movimento antes de agir, de caminhar para fora.

Esse é o movimento fundamental do pensamento humano. Levar-nos para dentro de nós mesmos e para fora de nossa pequenez evolutiva.

Há muito por vir. Há muito por crescer.

Não podemos nos contentar com pouco. Não podemos nos acomodar com o estabelecido, quando o estabelecido não for o bem e o belo.

Por isso, escolhamos andar à chuva agora ou logo mais.

Quanto antes, melhor. Há novos mundos esperando por aqueles que se desafiam a pensar mais alto.

Instrua-se, estude, reflita.

Desafie-se, proponha-se metas e siga com paciência.

Aprenda com quem já se encharcou antes e lá da rua nos diz que a chuva faz bem.

Conheçamos a verdade. Libertemo-nos da ignorância.

Redação do Momento Espírita
Em 8.4.2025


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto