Logo
Imprimir esta página

Mensagem... Antes da crítica

Antes da crítica

É comum criticarmos nosso próximo. Parece mesmo um hábito da maioria de nós.

Seria interessante que, antes de partirmos para a crítica, nos colocássemos no lugar dessa pessoa e nos perguntássemos como nós agiríamos, na mesma situação dela.

Será que não faríamos como ela, a quem estamos julgando?

Também poderíamos perguntar a nós mesmos o que já fizemos, em favor dessa criatura em dificuldade.

Auxiliamos alguma vez? Aconselhamos, tomamos alguma atitude antes, para evitar que ela caísse?

Pensemos: o que isso nos diz respeito? Por que criticar se essa atitude não nos afeta e não diz respeito à nossa vida?

Também observar o lado bom da pessoa em questão, a fim de concluir se não temos mais razões para agradecer e louvar do que para aborrecer ou reprovar.

Por vezes, detemo-nos no tal ponto escuro diante de imenso quadro branco. Desconsideramos tudo que aquela pessoa fez de bom, toda sua história.

Simplesmente expomos nossa crítica ácida e desproporcional.

Outra sugestão é recorrermos à memória e lembrarmos, com sinceridade, se já conseguimos vencer qualquer grande crise moral da existência, sem o auxílio de alguém.

Precisamos de ajuda sempre. E não são aqueles que condenam veladamente, aqui e ali, que estão nos auxiliando de maneira eficaz.

Se conseguimos vencer foi com a ajuda dos que nos abraçaram e lutaram conosco.

Na sequência, ponderemos, em sã consciência, se temos certeza da falta pela qual é apontado o outro, em torno de quem somos convidados a emitir opinião.

Quase sempre, estamos ouvindo apenas um lado. E, é bem comum estarmos escutando mentiras ou fatos distorcidos pela maldade daqueles que nos passaram as informações.

Assim, vejamos aonde isso pode nos levar.

De bom tom verificarmos, pelo estudo de nós próprios, se possuímos suficientes recursos para corrigir sem ofender.

Se precisarmos falar, apontar o erro de alguém, temos condições de fazê-lo de forma amorosa, educativa, sem destruí-lo com palavras cruéis?

Consideremos que, de modo geral, aquele que se apresenta como o equivocado, não agiu sozinho. Muitas vezes terá sido induzido ao erro por terceiros.

Todos somos influenciáveis, muito influenciáveis. Obviamente, que a responsabilidade final é sempre nossa, mas pensemos nas tantas ocasiões em que nos sentimos pressionados por forças ao nosso redor.

Ditos amigos, colegas que expõem ideias, que nos sugestionam.

Finalmente, reflitamos na maneira pela qual desejamos ser tratados por nossos amigos quando entramos no erro.

Como gostaríamos que as pessoas entendessem e nos dessem apoio, compreensão.

Mais do que isso, nos estendessem a mão para nos erguer de onde caímos.

Se pensarmos em todas essas questões, antes de nos dispormos a criticar, lembraremos, claramente, que somos todos falíveis.

Hoje é o outro que caiu em erro. E nós? Caímos antes? Ou talvez venhamos a cair mais tarde?

Afinal, nenhum de nós está livre de, antes de concluir a jornada da vida, cometer alguma tolice.

Por tudo isso, antes da crítica, lembremos da compaixão.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 12,
do livro Passos da vida, por Espíritos diversos,
psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. IDE.
Em 3.3.2025


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto