Logo
Imprimir esta página

Mensagem... Somos do bem?

Somos do bem?

Num primeiro momento, quando ouvimos a indagação, respondemos de imediato: É claro que somos do bem. Trabalhamos, temos nossa família, participamos de reuniões em nosso templo religioso.

Somos cidadãos honrados.

Cabe-nos, no entanto, irmos um pouco mais fundo em nosso autoexame.

Será que, como cidadãos, cumprimos todos nossos deveres, sem precisar que alguém esteja de olho em nós?

Somos realmente corretos em todas as nossas ações?

Soubemos de uma advogada que compareceu a um serviço de fotocópias para duplicar páginas de um processo judicial.

Solicitou que a atendente providenciasse cópia das vinte primeiras páginas. Quando as recebeu, comentou que se enganara. Na verdade, precisava somente das quinze primeiras.

Então, a funcionária calculou o valor e lhe entregou uma nota para que pagasse pelas quinze cópias.

A advogada, contudo, disse que pagaria por todo o trabalho feito. Afinal, ela pedira as cópias e deveria pagar por todas as que encomendara.

Uma senhora, que estava no balcão, aguardando a sua vez para ser atendida, muito admirada, perguntou: A funcionária cobra a menos e a senhora vai pagar o certo?

Exatamente, respondeu a interpelada. Precisamos ser honestos.

A atitude parece inédita, embora ocorra de forma mais frequente do que imaginemos.

Afinal, a pessoa de bem age, simplesmente, sem alarde. Faz o correto, paga o correto, fala o correto, defende o que é certo, esteja alguém olhando ou não.

A pessoa de bem não se utiliza de falsos mal-estares para conseguir mais um dia de folga, no feriado que se anuncia.

A pessoa de bem não inventa desculpas tolas para sair uma hora antes do final do expediente, porque deseja aproveitar a estrada antes que todos se encaminhem para as viagens de final de semana.

A pessoa de bem admite o erro, quando o comete, assume a responsabilidade e se dispõe a consertar, ajustar o que seja necessário.

A pessoa de bem é aquela que leva muito a sério os seus valores morais. No papel de pai ou educador, se esmera em exemplificar isso para os seus filhos ou educandos.

* * *

Honestidade é característica da pessoa de bem. Uma virtude que exige que deixemos a zona de conforto dos nossos interesses pessoais para agir de maneira clara e exata.

Comentam nossos avós e bisavós que, em sua juventude, a palavra de um homem valia mais do que qualquer papel.

Se alguém se comprometia a executar uma tarefa com certeza a realizaria da melhor forma.

E, utilizaria primorosa matéria-prima.

Se alguém contraía uma dívida, sua palavra de homem de bem não exigia que assinasse papel algum. Ele pagaria mesmo que tivesse que fazer sacrifícios enormes.

Honestidade! Admirada e valorizada pela sociedade, faz muita falta entre nós.

Para os que a abraçamos, é bússola que nos guia as ações, base sólida sobre a qual estabelecemos nossas relações duradouras.

Como um farol orientando os navios em meio à neblina espessa, ilumina nosso caminho, promovendo a harmonia e o bem-estar da comunidade em que nos situamos.

Esmeremo-nos em exemplificá-la todos os dias, em qualquer situação.

Redação do Momento Espírita, com fato extraído
do artigo Para ser do bem, de Marcus De Mario,
da Revista Internacional de Espiritismo nº 10,
ano XCIX, de novembro/2024
Em 1º.3.2025


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto