Logo
Imprimir esta página

Reforma tributária exige nova postura das empresas na comunicação de preços ao consumidor

Canva Imagem de Banco de Dados Canva Imagem de Banco de Dados

Especialista em Direito Empresarial e do Consumidor alerta que falta de clareza sobre tributos pode gerar riscos legais e comprometer a reputação das marcas

Com a reforma tributária prestes a ser regulamentada, empresas de todos os portes terão que repensar não apenas sua contabilidade, mas também a forma como comunicam os preços dos produtos e serviços aos consumidores. Um ponto-chave da nova legislação — ainda pouco discutido — envolve a obrigatoriedade de informar o valor final ao consumidor de maneira clara, precisa e ostensiva, com destaque para os tributos incidentes.

Para a advogada Débora Farias, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, a mudança representa um desafio estratégico para os setores de marketing, comercial e jurídico. “A forma como o preço é apresentado passa a ter implicações legais mais sensíveis. A comunicação imprecisa pode ser considerada prática abusiva, gerar sanções e, principalmente, abalar a relação de confiança com o consumidor”, explica.

A exigência de clareza já está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e na Lei 12.741/2012, mas com a chegada do modelo de IVA dual, que unifica tributos sobre consumo, será necessário revisar etiquetas, anúncios, cardápios, vitrines, plataformas digitais e toda a cadeia de comunicação de preços.

Segundo Débora, o momento exige que o jurídico atue de forma preventiva e integrada às demais áreas da empresa. “Marketing e jurídico precisam trabalhar juntos para garantir não apenas conformidade legal, mas uma comunicação transparente e estratégica com o cliente”, afirma.

Além de evitar riscos jurídicos, a comunicação clara sobre preços e tributos pode se tornar um diferencial competitivo. “O consumidor está mais atento à composição dos preços. Ser transparente pode fortalecer a marca e consolidar uma postura ética no mercado”, completa a especialista.

Sobre a autora: Débora Farias é sócia da área Consumerista no escritório Duarte Tonetti Advogados e especialista em varejo. A advogada também preside a Comissão de Direitos e Prerrogativas dos Advogados na OAB Subseção de Vila Prudente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto