Logo
Imprimir esta página

Milhões de brasileiros dizem "sim" ao Open Finance: veja o porquê!

Imagem: Pexels Imagem: Pexels

Bancos como Nubank, Inter e Santander já aderiram à ferramenta e ajudam a facilitar o dia a dia dos usuários

O Open Finance, uma iniciativa do Banco Central, oferece aos consumidores a oportunidade de consolidar todas as suas informações financeiras em um só lugar, proporcionando uma visão abrangente de suas finanças e facilitando a tomada de decisões.

De acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o número de usuários do sistema já ultrapassou a marca de 42 milhões, evidenciando um aumento significativo na adoção e uma crescente compreensão dos benefícios e funcionalidades do Open Finance.

“À medida que o conceito e os benefícios do Open Finance são entendidos, cresce a disposição dos brasileiros em compartilhar seus dados financeiros. Isso reflete no rápido crescimento do Open Finance no Brasil”, destaca o CEO da Lina Open X, Alan Mareines.

A adesão por parte dos bancos, instituições de pagamento, cooperativas de crédito e fintechs também tem sido expressiva. Segundo o site oficial do Open Finance Brasil, atualmente há mais de 100 instituições participantes, incluindo Banco Inter, Santander e Nubank.

Além de promover o compartilhamento seguro de dados entre diferentes instituições, o Open Finance facilita o acesso a produtos e serviços, como empréstimos com condições mais favoráveis, aumento de crédito em cartões, seguros personalizados conforme o perfil do cliente e aprimora o relacionamento com bancos ou outras instituições financeiras.

Stefani Pereira, relações públicas, relata como tem sido a sua experiência com o Open Finance após adesão ao programa. “Desde que aceitei o Open Finance percebi uma maior conectividade de um aplicativo para o outro. Como tenho mais de um banco, sendo um para crédito e outro para poupança, o Open Finance gerou uma facilidade até mesmo se eu precisar aumentar o limite do cartão. Anteriormente, recebi duas recusas para aumentar o limite, após aceitar a ferramenta, o limite foi liberado. Vejo que as coisas são mais fáceis quando são compartilhadas e a conectividade é bem bacana”.

5 curiosidades sobre o Open Finance que todo usuário precisa saber

1) Segurança em primeiro lugar: A segurança é uma prioridade no Open Finance. O sistema utiliza protocolos robustos de segurança e criptografia para proteger os dados dos usuários. Além disso, as instituições participantes devem seguir rigorosos padrões regulatórios estabelecidos pelo Banco Central, garantindo a privacidade e a proteção das informações dos consumidores.

2) Não há cobrança de tarifas: O compartilhamento de dados não tem custos para o consumidor. Nenhuma cobrança é feita nesse sentido, pois a ideia é justamente incentivar que mais clientes possam optar por compartilhar essas informações.

3) Não há ofertas e propostas indesejadas: Quanto mais informações o sistema possui, a partir do histórico financeiro do cliente, mais personalização o Open Finance tem a oferecer, enviando com mais precisão as ofertas de crédito ou de produtos que de fato fazem sentido. Esse é um dos grandes diferenciais do sistema.

4) É possível cancelar o compartilhamento de dados: A qualquer momento, o consumidor pode solicitar a interrupção do compartilhamento de dados. A opção de reverter o compartilhamento pode ocorrer por diversos motivos, e o cliente pode fazer isso quando quiser. A instituição, por sua vez, perde o direito de utilizar os dados.

5) Conectividade internacional: Embora o Open Finance seja uma iniciativa nacional, ele faz parte de uma tendência global de Open Banking. Países como Reino Unido, Austrália e vários membros da União Europeia já implementaram sistemas semelhantes. Isso pode facilitar a criação de um ecossistema financeiro global mais integrado, onde consumidores e empresas podem movimentar-se e operar internacionalmente com maior facilidade e segurança.

“São inúmeras as possibilidades que o Open Finance proporciona aos usuários. Com a sua adesão feita diretamente pelos aplicativos de bancos, as pessoas podem visualizar o saldo de outras instituições financeiras e receber avisos sobre o cheque especial, por exemplo. Podem também receber recomendações de investimentos mais rentáveis e ofertas de crédito e financiamentos com taxas mais atraentes”, pontua Mareines.

Independentemente do perfil financeiro de cada pessoa, o Open Finance surge como um recurso poderoso para proporcionar maior transparência, conveniência e controle sobre suas finanças pessoais. Ao adotar essa inovação no setor financeiro, os usuários podem antecipar uma experiência mais integrada, segura e personalizada conforme suas necessidades individuais.

Lina Open

A Lina nasceu com o objetivo de construir soluções tecnológicas para apoiar instituições financeiras e seguradoras brasileiras em todas as necessidades relacionadas ao ecossistema de compartilhamento de dados e serviços do Open Finance. A empresa, que começou seus trabalhos no Open Banking, já é líder no Open Insurance e se consolidou como um dos mais importantes provedores de Open Finance do mercado brasileiro, sendo o parceiro estratégico de importantes instituições como B3, RTM e TecBan.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto