SBVC faz radiografia completa do varejo brasileiro
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por presidencia-SBVC
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
Em sua 11ª edição, estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira” mostra como os diversos segmentos do comércio nacional enfrentaram os desafios do mercado
O ano de 2023 foi desafiador para o varejo brasileiro. Ao mesmo tempo em que muitas empresas foram prejudicadas pela restrição de crédito que começou com o “episódio Americanas” e pelos juros altos, outras foram capazes de acelerar seu crescimento, encontrar soluções para os problemas e protagonizar fusões e aquisições. O que fez a diferença foi a capacidade que cada empresa teve de lidar com os desafios do mercado.
De acordo com o estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”, realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), de forma geral o desempenho do varejo foi positivo. O chamado Varejo Restrito (varejo de bens de consumo, exceto automóveis e materiais de construção) fechou 2023 com uma expansão nominal de 4,1%, movimentando R$ 2,23 trilhões e representando 20,45% do PIB do país. O Varejo Ampliado (incluindo automóveis e materiais de construção) avançou 5,3% no ano passado, para R$ 2,75 trilhões, e corresponde a 25,23% do PIB.
Mais uma vez, o resultado do varejo foi superior ao do país: o PIB brasileiro teve em 2023 uma expansão de 2,9%. Este foi o sétimo ano consecutivo de expansão do varejo, que desde 2016 vem superando o desempenho da economia como um todo.
Na avaliação de Eduardo Terra, Presidente da SBVC, os números do varejo mostram que a transformação digital do setor vem capacitando as empresas a entender melhor os consumidores e encontrar oportunidades de crescimento. “Reforçar o relacionamento com os consumidores, ampliando o poder dos meios digitais e gerando um maior volume de dados que são processados pelos sistemas e retornam como inteligência para os negócios – essa é a receita de quem tem conseguido aproveitar melhor as oportunidades de mercado e se proteger das turbulências da economia”, analisa.
Um dos aspectos em que a importância do varejo é mais relevante é o volume de empregos gerados pelo setor. A taxa de desemprego medida pelo IBGE recuou para 7,8% em dezembro (o menor patamar desde 2015), impulsionada pelo fortalecimento do varejo, maior empregador privado do país. “Em 10 dos 12 meses de 2023, o varejo contratou mais do que demitiu, em um sinal claro de expansão dos negócios e da força empreendedora do setor”, afirma Terra. De acordo com o estudo, o varejo adicionou 276,5 mil postos de trabalho, ultrapassando a marca de 10 milhões de trabalhadores formais (eram 9,93 milhões no final de 2022). “O varejo é um setor muito resiliente e flexível. Todo movimento de aceleração da economia aparece rapidamente no desempenho do setor, que tem uma enorme capacidade de inovação”, comenta.
A 11ª edição do estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira” faz uma radiografia completa do setor varejista no País, analisa em detalhes sua participação na economia nacional, a capacidade de geração de empregos, traz números por segmento de atuação e mostra como a macroeconomia influenciou o desempenho dos diversos setores do varejo. O estudo alinha e estrutura conceitos, definições, classificações, estatísticas e números a respeito do varejo na economia brasileira e mostra em detalhes um retrato do passado recente do setor, com uma análise da situação atual.
“É fundamental que o segmento que é o maior empregador privado e gera um grande impacto econômico seja cada vez mais estudado e analisado, para que toda sua cadeia de valor e os diversos órgãos dos poderes Executivo e Legislativo possam conhecê-lo e compreendê-lo mais profundamente”, afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC.
Para o estudo, as principais entidades que representam o varejo nacional contribuíram com a formulação dos conceitos, definições e classificações, trazendo para o estudo seus dados e estatísticas para que, organizados, possam dar um entendimento mais claro e detalhado do papel de cada uma na economia brasileira. Na visão de Eduardo Terra, esse alinhamento de conceitos e definições é fundamental. “Dessa maneira, conseguimos unificar alguns conceitos e estabelecer números mais alinhados e comuns a todo setor”, afirma Eduardo. “Isso traz uma visão mais ampla da força do varejo e de sua importância para a economia brasileira”, acrescenta.
O estudo levou em consideração os números e levantamentos das entidades representativas dos seguintes segmentos: Franchising, Shopping Centers, Hiper e Supermercados, Bares e Restaurantes, E-commerce, Material de Construção, Farmácias e Drogarias, Livrarias, Perfumarias e Pet Shops. O levantamento mostra o cenário atual que caracteriza um novo ciclo para o setor varejista, desafiando empresas a continuar seu processo de expansão, perseguindo simultaneamente mais eficiência e competitividade.
A íntegra do estudo está disponível no site da SBVC:
https://sbvc.com.br/estudo-11a-ed-o-papel-do-varejo-na-economia-brasileira-2024-sbvc
Sobre a SBVC - Fundada em 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competitividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses do segmento e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: conteúdo, relacionamento, responsabilidade social e apoio técnico.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>