Varejo: níveis de rupturas operacionais apresentam salto na semana de Páscoa
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Renato Cardeal
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
Levantamento feito pela Mob2Con revelou que vendas no período poderiam ser melhores com maior presença de promotores de vendas nas lojas no final de semana do feriado
A semana de Páscoa poderia ter sido mais próspera aos varejistas se o número de promotores de vendas fosse maior durante o final de semana do feriado, segundo dados da Mob2Con, principal plataforma de inteligência de dados para a eficiência operacional do varejo. De acordo com o levantamento, por conta do feriado e menor presença desses profissionais, domingo (09/04) e segunda (10/04) tiveram respectivamente índices de ruptura de 26% e 25%, indicadores muito mais significativos em relação ao restante da semana. No dia 03/04, por exemplo, a ruptura foi de 16%.

“Os promotores de vendas são essenciais para aumentar o número de vendas de um estabelecimento. Eles garantem a reposição dos produtos nas gôndolas, que costumam faltar em datas de grande movimento, como a Páscoa”, explica Carlos Wayand, CEO da Mob2Con.
O estudo também comparou o número de horas de permanência dos promotores de vendas nos estabelecimentos. Na segunda-feira, 03/04, a média ficou em 2:58 enquanto na sexta-feira ficou em 1:25, seguido do menor índice registrado, que foi domingo de Páscoa, com 0:15. A média desse profissional nas lojas costuma ser de 3:05 horas.
“Conseguimos perceber que justamente na sexta-feira, que seria um momento de venda importante e fundamental para a preparação da loja para o fim de semana, houve uma queda significativa na presença de promotores em lojas, caindo para menos de 30% de uma sexta-feira sem feriado”, explica Wayand.
Wayand ainda complementa que a menor presença desses profissionais fez com que os índices de ruptura operacional (produto no depósito da loja não abastecido na gôndola) saltasse de 7% na sexta-feira (07/04) para 26% no domingo (09/04).
O executivo acredita que ainda há uma grande falta de entendimento de muitos empresários sobre a importância desses profissionais. “Quando estão nas lojas os consumidores são motivados pelo impulso. Com a falta de produtos nas gôndolas, ele tende a comprar menos”, finaliza.
Sobre a Mob2Con
Uma das principais retailtechs do país, a Mob2Con é uma plataforma que usa inteligência de dados para aumentar a eficiência operacional do varejo. Por meio de tecnologia proprietária, a startup oferece maior controle, transparência e produtividade, tornando-se indispensável não só para supermercados, mas também para a indústria e agência de promotores de venda. Criada em 2015, a empresa mantém parceria com 45 redes supermercadistas - incluindo os gigantes Carrefour, Assaí e Coop - além de 2 mil indústrias e 800 agências de promotores. Atualmente, a marca está presente em 25 estados e 185 municípios brasileiros.
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