Análise Boa Vista: varejo avança mais uma vez na comparação mensal, mas vê o crescimento em 12 meses acumulados desacelerar
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Liliana Liberato
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
O resultado acumulado do ano, por outro lado, aumentou, passando de 1,3% até março para 2,3% em abril
O volume de vendas no varejo restrito subiu 0,9% entre os meses de março e abril na comparação dos dados dessazonalizados, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE. Nesse período os resultados foram bem distintos. Enquanto os segmentos de “Móveis e eletrodomésticos” e “Tecidos, vestuário e calçados” subiram 2,3% e 1,7%, respectivamente, o segmento de “Super e hipermercados” caiu 1,4% e o de “Combustíveis e lubrificantes” apontou leve queda de 0,1%.
O resultado veio acima daquilo que era esperado pelo mercado, já que a mediana das projeções apontava um avanço de 0,2% apenas nas vendas no período, mas em linha com a variação do indicador antecedente de Movimento do Comércio da Boa Vista, que havia registrado alta de 1,1% entre os meses de março e abril. Na comparação interanual o volume de vendas subiu 4,5% e o resultado acumulado no ano passou de 1,3% até março para 2,3% em abril. Porém, na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o crescimento desacelerou, passando de 1,9% para 0,8%.
Na avaliação dos economistas da Boa Vista, o resultado do mês, a despeito do cenário ainda delicado ao consumidor, dado que a inflação ainda não havia cedido e os juros já eram altos, reflete uma melhora no mercado de trabalho, lembrando que a taxa de desemprego caiu de 11,1% para 10,5% no mesmo período, bem como a contribuição da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas e a liberação do saque ao FGTS – que só em abril pode ter beneficiado cerca de 7,1 milhões de trabalhadores e injetado quase R$ 5 bilhões na economia, de acordo com os dados do Ministério da Economia. Essa contribuição, por sinal, deve ser percebida nos meses de maio e junho, quando R$ 17,9 bilhões e R$ 7,2 bilhões deverão ser sacados do FGTS por 24,9 milhões e 10 milhões de trabalhadores, respectivamente.
Por fim, apesar da forte desaceleração do crescimento em 12 meses acumulados, a expectativa ainda aponta para um número positivo do varejo no ano, mesmo num cenário pouco amistoso, no qual a projeção de inflação continua caminhando para cima. Nesse sentido, o segmento de “Combustíveis e lubrificantes” está no centro das atenções, dado o risco de desabastecimento do diesel e a recente proposta do governo federal visando postergar mais um aumento sobre o preço dos produtos derivados de petróleo.
Sobre a Boa Vista
A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.
É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.
A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.
Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.
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