O amor e a economia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Katia Marchena
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
“ Não se afobe não que nada é pra já. O amor não tem pressa. Ele pode esperar “.
Chico Buarque
Ah, o amor segundo o Chico ! Esse, em alguns casos, talvez possa esperar, mas o comércio tem pressa que o amor se materialize! E nada como aquecer a relação com um presente acompanhado de palavras de amor. Mas nada mais aquecido ficará o comércio em junho que aguarda uma injeção de 18 bilhões de reais na economia por causa do Dia dos Namorados, afirma o professor de varejo, Ulysses Reis, da Strong Business School. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e pelo SPC, 56% dos pesquisados disseram que vão comprar um presente para a pessoa amada e 31% afirmaram que deverão comprar mais de um item. Para o especialista, o Dia dos Namorados veem mudando suas características ao longo dos anos de forma mais significativa que as demais datas no calendário comercial. Tradicionalmente, o dia dos namorados vinha como a quarta ou terceira data mais importante no calendário comercial. Primeira é o Natal, depois Dia das Mães, depois Dia dos Pais e, em quarto lugar, Dia dos Namorados. Atualmente, essa data, está ultrapassando, em vendas, o Dia das Mães. Ulysses explica que há várias questões para isso. As mulheres estão tendo menos filhos, houve mais separações e crise do desemprego. O professor da Strong, explica também os motivos, pelos quais, o Dia dos Namorados está deixando o comércio mais eufórico. Segundo ele, são três etapas de consumo:
1 – O pré - venda de roupas, joias e bijuterias, artigos de beleza como perfumes, cremes e maquiagem, além de tratamentos em salões de beleza e barbearias
2 - Durante - troca de presentes, ou seja, dobra a quantidade de compras no mercado, pessoas das mais diversas idades têm alguém a que presentear nesse dia
3- O pós - restaurantes, hotéis e motéis, bares, passeios e viagens, casas noturnas que também abraçam esse filão e levam também os solteiros para curtir o dia.
Segundo o professor de varejo da Strong Business School, a mesma pesquisa da CNDL mostra que o gasto para agradar quem se ama será em média de R$ 196,00 esse ano. O professor estima que o Dia dos Namorados terá um aumento nas vendas de até 5% em relação ao ano passado. Ulysses explica que as datas comemorativas estão sempre sendo criadas ou adequadas para estimular o consumidor a comprar. Por exemplo, o Halloween, uma data americana que, em regiões de maior poder aquisitivo do Brasil, já se fixou no calendário comercial. Segundo o especialista em varejo: “As datas refletem valores de uma sociedade, comportamento dos consumidores e a realidade de um período econômico, além de contribuir com a economia aumentando a produção e gerando postos de trabalho “.
No Brasil, as datas comemorativas começaram a tomar força no Natal de 1931 e segundo o professor da Strong ainda veem mais. Mas, enquanto isso, o importante mesmo é viver o amor e as relações que obrigatoriamente não precisam passar pelo presente. E até mesmo para quem não tem um parceiro ou parceira, mas são enamorados da família ou da vida , que tenhamos todos um lindo dia dos namorados.
Sobre a Strong Business School - faculdade negócios com mais de 25 anos de mercado e 4 campis na grande São Paulo, conveniada e certificada pela FGV. Nos nossos quadros há professores Phds, pesquisadores internacionais, centros de estatística e convênios com as maiores universidades da Europa e Estados Unidos.
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