Veja como economizar na hora de procurar emprego
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Giovanna Montagner
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
Aplicativo de vagas, cursos gratuitos e planejamento financeiro estão entre as dicas dos especialistas
A busca por emprego é a realidade de 12 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas nem sempre procurar um novo trabalho é uma atividade barata, principalmente para quem está sem nenhuma fonte de renda. Para se ter uma ideia, a renda média caiu 8,8% na comparação anual e encolheu cerca de R$18 bi em dois anos de pandemia, apontou a entidade.
“Quem está desempregado não tem recursos financeiros para investir na procura de oportunidades. Às vezes, a pessoa precisa pagar por um site de empregos, gastar com deslocamento para distribuir currículos, imprimir várias cópias do CV e, claro, perder tempo valioso procurando de forma não orientada por uma vaga”, observa Bruno Rizzato, diretor de produtos do Trampolim, aplicativo gratuito de empregos, hoje com 1,5 mil oportunidades e 20 mil usuários cadastrados.
O app distribui vagas conforme a geolocalização de candidatos a fim de tornar a busca por emprego mais orientada e econômica. “Nosso foco é mostrar oportunidades próximas de onde os profissionais moram, para que eles possam reduzir gastos com transporte e impressão de currículos. Na plataforma, candidatos encontram vagas perto de casa, sem precisar gastar nenhum centavo por isso”, explica Rizzato. No momento, o Trampolim está com oportunidades para as áreas de Vendas e Atendimento (30,7%), Serviços Gerais (24,1%), Indústria (11,4%), Administrativo (10,9%), Alimentação (7,9%) e Marketing e Comunicação (3,7%).
Também é possível encontrar maneiras de desenvolver habilidades sem custos para enriquecer o currículo. Segundo Leonardo Casartelli, diretor de marketing do Empregos.com.br, um dos maiores portais de recrutamento e seleção do Brasil, há uma série de capacitações, workshops e testes vocacionais gratuitos disponíveis na internet - esse último oferecido pelo Empregos. “Vale a pena ficar de olho na programação de instituições que possam oferecer conteúdo relevante sem pagar e aproveitar para desenvolver habilidades e se tornar um profissional melhor”, orienta o executivo.
Para Bruna Allemann, educadora financeira da Acordo Certo, fintech voltada para negociação de dívidas, outra dica importante é reduzir todos os custos que puder, até conseguir uma nova renda. “Hoje não precisa necessariamente de dinheiro para ir atrás de uma oportunidade de emprego. Felizmente existem serviços como o Trampolim que podem facilitar essa busca, sem nenhum custo. Mas enquanto a oportunidade certa não chega, meu conselho é: faça trabalho extra e diminua gastos, pois qualquer valor que entrar será uma dívida a menos que você contrai”.
Financeiramente falando, a falta de renda ocasiona o endividamento para aqueles que ainda não praticam a educação financeira no seu dia a dia. Ter o “nome sujo” pode, inclusive, dificultar a entrada no mercado de trabalho. Pensando nisso, a especialista listou algumas dicas para quem está desempregado e precisa manter as contas de casa em dia. Afinal, se a busca acabar demorando mais do que o previsto, o planejamento financeiro vai ser importante. Confira abaixo:
#Corte gastos
Olhe bem de perto todos os seus custos. Lembre-se: as necessidades básicas vão vir antes dos luxos. É importante entender quais aspectos precisam de investimentos e quais podem ser deixados em segundo plano. São prioridade para manter no orçamento e tentar novas negociações: Saúde, Alimentação, Transporte, Moradia e Educação.
#Crie uma reserva de emergência
Você precisa estar preparado financeiramente para qualquer evento ou emergências que possam ocorrer. Um problema de saúde, redução de renda, desemprego, reforma de urgência na sua casa e por aí vai. Chamamos isso de “reserva de segurança”, basicamente são de 3, 6 ou 12 meses de todos os seus custos guardados. Feito isso, analise o quanto de dinheiro você tem disponível e quanto tempo ele deve durar.
#Faça renda extra
Procure se restabelecer no mercado de trabalho. Freelancer, serviços temporários ou autônomos, por exemplo, são ótimas opções para levantar um dinheiro extra. Faça tudo que puder, não para suprir mas para diminuir os efeitos da falta de renda.
Para interessados em acessar vagas do Trampolim, basta fazer o download do aplicativo através do link: https://trampolim.app/. Disponível para versões android.
Sobre o App Trampolim
O Trampolim é o primeiro aplicativo colaborativo de empregos, no qual os próprios usuários compartilham vagas e oportunidades de pequenos estabelecimentos, lojas de bairro e serviços que normalmente são divulgadas na vitrine/porta dos estabelecimentos e não são publicadas em sites tradicionais de emprego.
Sobre a Acordo Certo
Fundada em 2015, a empresa atua como conexão entre o consumidor endividado e empresas parceiras, ajudando os brasileiros a conseguirem condições especiais para quitar dívidas. Comprada pelo grupo Boa Vista no final de 2020, a Acordo Certo tem ainda um papel social na função de trabalhar pela educação financeira dos consumidores.
Sobre a Empregos.com.br
O site Empregos.com.br é um dos maiores portais de vagas de empregos do Brasil. No ar desde 1998, une recrutadores e candidatos em busca de oportunidades em todo o país. Mais de 180 mil empresas utilizam os serviços de seleção do portal, e anunciam milhares de vagas diariamente, além disso, o site conta com um banco de currículos com mais de 18 milhões de pessoas cadastradas e ativas em todos os níveis profissionais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>