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Hábitos de consumo pós-pandemia: Entravision e Adjust lançam relatório sobre apps de e-commerce

Hábitos de consumo pós-pandemia: Entravision e Adjust lançam relatório sobre apps de e-commerce

Os apps mais baixados na América Latina são os de finanças, delivery de alimentos, entretenimento e compras

A Entravision, uma empresa global de soluções de publicidade, mídia e tecnologia de anúncios, e a Adjust, uma plataforma de análise de marketing mobile, buscaram responder a várias perguntas importantes sobre marketing de aplicativos por meio de uma nova pesquisa, lançada em conjunto. O Whitepaper "Fatores-chave para subir ao pódio dos Apps de E-Commerce", observou as mudanças no comportamento do consumidor durante a pandemia e analisou quais os desafios que a alteração no hábito de consumo representa do ponto de vista de marketing, e como as marcas devem se adaptar.

Não é novidade que o e-commerce é um setor em crescimento. As restrições às atividades comerciais devido à pandemia provocaram mudanças drásticas e uma nova realidade: na América Latina, metade do volume crescente de comércio eletrônico já é realizado via aplicativos, sendo entretenimento, finanças e e-commerce os que mais crescem em uso.

Os apps líderes nestas categorias aumentaram a sua base de usuários recorrentes entre 50% e 100%, dependendo da subcategoria, entre o final de 2019 e 2021, e estima-se que continuem a crescer como principal ferramenta de comunicação entre marcas e consumidores nos próximos anos.

Enquanto alguns setores foram afetados negativamente, outros encontraram uma nova oportunidade na pandemia e tornaram seus negócios 100% digitais. Neste sentido, os apps tornam-se particularmente importantes em categorias de serviços e produtos que possuem alta frequência/demanda recorrente por parte dos consumidores.

De acordo com estudos recentes, em 2020 o comércio eletrônico representou, pela primeira vez, 9% das vendas do varejo na América Latina, ultrapassando 100 bilhões de dólares em vendas. Em 2021, essa participação aumentou para 10%, tornando-se a região de crescimento mais rápido do mundo para o comércio eletrônico, e a projeção é que até 2025 possa chegar a US $160 bilhões.

Além disso, no ano passado, 40% do volume de comércio eletrônico foi realizado via apps, um crescimento altamente impulsionado pelo número de dispositivos existentes na América Latina.

De acordo com o E-commerce App Report 2021: entre as principais tendências no mundo das compras mobile, com informações da Sensor Tower, os aplicativos de e-commerce que compõem o Top 3 são o Shopee e a Shein (com o Brasil como principal mercado) e a Amazon.

Os apps de delivery de alimentos, que fazem parte da categoria de compras, tiveram um crescimento muito significativo nos últimos dois anos nas principais economias da América Latina. No México, o número total de usuários únicos de aplicativos de delivery cresceu entre 2019 e 2020 e ainda mais entre 2020 e 2021, como consequência da pandemia. O Walmart, por exemplo, cresceu 102%.

No Brasil, por sua vez, o app de delivery de alimentos mais utilizado foi o iFood, apresentando um crescimento significativo entre 2019 e 2021, e na Argentina houve um aumento notável no uso de aplicativos de delivery nos últimos dois anos, estrelando o Orders Now, além do Rappi, que mais que dobrou o número de usuários entre novembro de 2019 e novembro de 2021.

"Hoje, os apps são encontrados em praticamente todas as áreas de nossas vidas, desde compras e entrega de alimentos, até entretenimento e finanças", disse Jesús Juárez, Country Manager para México e países latino-americanos de língua espanhola da Adjust. "O estudo revela o grande potencial de crescimento do mercado de aplicativos na região, sendo este o momento ideal para as marcas aproveitarem o mobile marketing e incluí-lo em sua estratégia de negócios".

Então, como aproveitar esse canal que está claramente em ascensão? Existem 4 tendências de mercado que impactarão a evolução do marketing de aplicativos a médio prazo na América Latina.

- A primeira, que decorre dos dados mencionados, é o crescimento do comércio eletrônico como proporção das vendas totais do varejo.
- Em segundo lugar, o aumento das compras por meio de celulares e aplicativos (que nos Estados Unidos já ultrapassa 60%) fez com que muitas empresas tradicionais de varejo aumentassem seus investimentos em aplicativos mobile.
- Terceiro, a ascensão da CTV (TV Conectada) como um canal de publicidade viável e massivo.
- E quarto, a diminuição da conversão via publicidade em remarketing que obriga os desenvolvedores a integrar mais funcionalidades relacionadas ao e-commerce em apps em 2022, que incluem Realidade Artificial, pesquisa visual e QR codes.

As mudanças de paradigma que ocorrem com as novas medidas implementadas por grandes players, visam garantir a privacidade do usuário, mas representam novos desafios e oportunidades de inovação para os profissionais de marketing. Hoje, os profissionais de growth marketing têm novas metodologias e tecnologias, incluindo machine learning, para incentivar a instalação e o uso de aplicativos na América Latina.

De acordo com os dados da pesquisa da Entravision, em parceria com a Adjust, cada pessoa possui aproximadamente 15 aplicativos em seu celular, sendo que 50% deles são desinstalados em um período de 3 meses. Da mesma forma, apenas 30% dos apps baixados obtêm uso recorrente, razão pela qual o marketing é essencial para incentivar o uso e a retenção de usuários.

“Embora já estivéssemos passando por uma mudança, a pandemia e o isolamento impulsionaram exponencialmente o uso de aplicativos, modificando os hábitos de consumo dos usuários”, disse Mariana Villa, diretora administrativa para a América Latina e EMEA da Entravision. “Neste contexto, é essencial que as marcas obtenham conhecimento sobre o marketing de aplicativos e compreendam os fatores que o condicionam para aproveitá-los a seu favor", finaliza.

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui: https://click.cse360.com.br/Click/AddCampaignEmailClick/95dea6b5-1d32-40d3-a79e-08da12a52f80/https%253a%252f%252fentravision.lpages.co%252fclaves-para-posicionarse-en-el-podio-de-las-apps-de-e-commerce_pt%252f/274dc41a-d20a-4e76-dcfe-08d7c5ff26d1//True.

Sobre a Entravision

A Entravision é uma empresa líder global em soluções de publicidade, mídia e tecnologia de anúncios que conecta marcas com consumidores por meio da representação de plataformas e editores líderes. Nosso portfólio dinâmico de serviços inclui ofertas digitais, de TV e rádio. Digital, nosso maior segmento de receita, é composto por cinco negócios principais: Entravision Digital, Smadex, Cisneros Interactive, MediaDonuts e 365 Digital. A Entravision Digital fornece soluções digitais de marca e desempenho para clientes e pequenas e médias empresas em todo o mundo, incluindo EUA, América Latina e Europa. A Smadex fornece soluções programáticas mobile de última geração e plataformas de demanda que permitem que os anunciantes executem campanhas de desempenho de forma eficaz por meio do uso de algoritmos de lances baseados em machine learning. A Cisneros Interactive oferece soluções exclusivas de marketing digital que representam os principais editores globais e plataformas de tecnologia de anúncios na América Latina, ao mesmo tempo em que gerencia a rede de áudio digital líder e as soluções Audio.Ad. A MediaDonuts fornece desempenho de marketing digital e serviços de branding na região do Sudeste Asiático e mantém parcerias comerciais exclusivas com alguns dos principais editores digitais e plataformas de mídia social do mundo. A 365 Digital é uma fornecedora de soluções de publicidade digital que oferece representações comerciais exclusivas com as principais plataformas do mundo na África do Sul. Além do espaço digital, a Entravision possui 49 emissoras de televisão e é o maior grupo afiliado das redes de televisão Univision e UniMás. A Entravision também opera 46 estações de rádio principalmente em espanhol, apresentando talentos premiados com o Emmy e reconhecidos nacionalmente.

Sobre a Adjust

A Adjust é uma plataforma de mobile analytics utilizada por profissionais de marketing do mundo inteiro, com soluções para atribuição, otimização de campanhas e proteção de dados. Em 2021, a Adjust foi adquirida pela AppLovin, empresa líder em softwares de marketing e responsável por fornecer aos desenvolvedores um poderoso e integrado conjunto de soluções para o crescimento de aplicativos mobile.


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