Cobrança e recuperação de crédito pode auxiliar empresas a se reerguer financeiramente
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fabiano de Abreu
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
A Advogada Dra. Lorrana Gomes reforça a necessidade de realizar a cobrança de clientes inadimplentes
A inadimplência, ou seja, o não pagamento de uma conta ou dívida, é uma das maiores preocupações das empresas, já que o empresário, ao não receber o valor do produto ou serviço vendido, pode atrasar os seus próprios pagamentos, colocando, assim, o seu empreendimento em risco. Para lidar com essa questão, as empresas podem utilizar a cobrança e a recuperação de crédito como estratégias para garantir a manutenção da saúde financeira dos negócios.
As operações de cobrança geralmente são realizadas em razão de um determinado valor devido pelo consumidor. De forma resumida, elas são usadas para cobrar ou renegociar uma dívida específica, e geralmente são feitas de forma amistosa. Porém, a quantia pode vir a ser protestada na justiça, caso não seja paga mesmo após a empresa oferecer os melhores caminhos ao cliente inadimplente.
Nos casos das empresas que se esquecem desses clientes, uma das alternativas para que elas possam se reerguer financeiramente e recuperar o valor devido, é realizar a cobrança dos inadimplentes. A advogada Dra. Lorrana Gomes explica que existem várias formas de realizar cobranças judiciais, e mesmo que não exista contrato relacionado ao produto ou serviço, é possível entrar com uma ação caso existam outras provas escritas da dívida, como e-mails, conversas de WhatsApp, entre outros.
Além disso, a estratégia de recuperação de crédito também auxilia no restabelecimento financeiro dessas empresas. Diferente da operação de cobrança, o intuito da recuperação é ajudar o inadimplente a liquidar as dívidas e regularizar sua situação, porém, nesse processo, um dos objetivos da empresa é também receber o dinheiro que o cliente lhe deve, já que a inadimplência compromete o orçamento mensal dos credores.
"Então, a recuperação de crédito pode ser uma solução para as empresas, e a cobrança de clientes inadimplentes pode ajudar no ponto de vista financeiro, na parte da contabilidade da empresa porque, às vezes, a empresa está sem fundo de caixa, não está tendo lucro, mas tem muito cliente inadimplente que acaba sendo deixado de lado. Mas, se a empresa tentou negociar extrajudicialmente, tentou medidas com negativação e não deu certo, entrar com uma ação judicial pode ser uma alternativa", finaliza Lorrana.
Sobre a Dra. Lorrana Gomes
Lorrana Gomes, Advogada e Consultora Jurídica, inscrita sob a OAB/MG188.162, fundadora do escritório de Advocacia L Gomes Advogados (full service). Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e pós graduanda em Direito Previdenciário e Lei Geral de Proteção de Dados, além de ser autora de diversos artigos jurídicos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>