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Fintech de serviços financeiros aponta as principais tendências para o varejo em 2022

Fatores como omnicanalidade dos serviços e a digitalização dos processos são os principais direcionamentos adotados para seguir o avanço do e-commerce

A FortBrasil, fintech de serviços e soluções financeiras que se consolidou como especialista na administração de cartões Private Label co-branded, destaca algumas tendências para o varejo em 2022 de acordo com as movimentações do mercado. A fintech enxerga que a tecnologia seguirá ganhando espaço no varejo, principalmente com os processos de migração de marcas físicas para o digital após o crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos, onde grandes marcas devem promover amplos investimentos em omnicanalidade.

“Muitas empresas estão em processo de migração e, para isso, precisam se comprometer com a digitalização dos seus serviços, promovendo um e-commerce de qualidade e seguro para os seus clientes. Hoje, os consumidores buscam soluções completas para as suas necessidades, por isso é tão importante garantir a conectividade dos serviços”, afirma José Pires Neto, co-fundador da FortBrasil.

De acordo com um levantamento realizado pela Neotrust, empresa especializada em segurança e monitoramento on-line, foram realizadas mais de 353 milhões de entregas de compras on-line ao longo de 2021 no Brasil, um aumento de 16,9% quando comparado a 2020. “Isso ilustra as mudanças nos hábitos dos consumidores que passaram a se deslocar para o comércio eletrônico. Esse movimento incentiva as grandes marcas a evoluírem em seus processos internos”, analisa Neto.

Com isso, ao passo em que o e-commerce ganha força, a omnicanalidade entra em destaque. A integração entre o mundo físico e o online é o que está em pauta no momento, e garante para o público uma experiência completa, com a integração de todos os canais de contato a fim de promover uma jornada de compra satisfatória. Dessa forma, em meio às mudanças associadas ao digital, novas tendências de compras seguem ganhando espaço, como o caso do Live Commerce e do Social Commerce, ambos novos modelos de compra e venda baseados na interação direta com o cliente, o que reforça a necessidade de um contato diferenciado entre marca e consumidor.

O PIX, meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas, bem como o contactless, meio de pagamento por aproximação, também seguem em alta no mercado. “Cada vez mais os clientes querem opções para pagar no físico e on-line, com opções que ajudem a melhorar a experiência e conversão de vendas. No presencial, o contactless tem aumentado muito a penetração sobre vendas totais e o PIX tem ficado cada vez mais popular e importante como meio de pagamento, o que nos dá novos parâmetros para serem desenvolvidos em 2022”, completa José Pires Neto.

Ampliação de tendências de consumo

É possível observar as principais tendências voltadas para o mundo digital, ao mesmo tempo em que o mercado promove a integração com o comércio físico, elevando as possibilidades de experiência para o cliente. “Focar no customer experience é essencial para o sucesso de uma empresa e em 2022 o ritmo deve aumentar ainda mais. Assim, é fundamental desenvolver mecanismos que favoreçam o processo de compras no varejo”, afirma o cofundador da FortBrasil, pontuando que outra tendência deve ser o aumento do consumo consciente.

Atrelado a isso, mecanismos como a coleta de dados via Inteligência Artificial e softwares CRM (Customer Relationship Management), seguem em alta, uma vez que esses processos permitem uma experiência de compra personalizada de acordo com as necessidades do cliente.

Outro fator importante sobre o avanço do consumo digital e das tendências para este ano está relacionado à segurança na hora da compra, assim como no crescimento do mercado de crédito. Visando proteger o consumidor, empresas financeiras seguem inovando na oferta de produtos que garantem agilidade e segurança, como o cartão de crédito virtual, que promove maior segurança para as compras online. “Essa função tem diminuído fraudes e gerado mais confiança para o consumidor na internet, além de permitir o financiamento da compra, com isso, e-commerce e loja física atendem e convertem clientes por meio do crédito”, finaliza Neto.

Em 2021, a FortBrasil finalizou o ano com um percentual de aumento em cerca de 43% no número de cartões emitidos, quando comparado a 2020. Os dados apurados, podem ser um reflexo das mudanças no comportamento do consumidor que se voltaram para o ambiente digital durante os últimos anos.

Sobre a FortBrasil

Fundada em Fortaleza (CE), no ano de 2004, a FortBrasil é uma fintech de serviços e soluções financeiras, que se consolidou como Especialista na Administração de cartões Private Label e Co-branded. Com mais de 400 varejistas distribuídos em mais de 3.400 lojas por todo o Brasil, oferece crédito para aproximadamente 2,1 milhões de pessoas viverem melhor. O crédito rápido e simples é disponibilizado para o público final (B2C), principalmente das classes C e D. Além disso, a Fintech oferece serviços de crédito ao parceiro B2B, e investe nas melhores práticas de BigData, CRM e infraestrutura tecnológica para que os varejistas possam entender mais sobre seus clientes e, assim, desenvolver soluções que aumentem suas vendas e rentabilizem seus negócios.


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