Logo
Imprimir esta página

Boa Vista cria parceria com universidade e programas de qualificação para desenvolver profissionais especializados em analytics

União com Unicamp foi estabelecida para ofertar bolsas de estudo aos colaboradores da companhia

Com a incorporação de novas tecnologias como interfaces de relacionamento entre empresas e consumidores e o advento do big data como diferencial competitivo, contratar profissionais capazes de analisar e interpretar grandes fluxos de dados tornou-se algo fundamental para que organizações consigam entender seus clientes e aumentar suas vendas. Como se trata de um campo novo de atuação, especialmente no Brasil, fica cada vez mais evidente a dificuldade de encontrar talentos para atuarem na chamada área de analytics. Buscando solucionar esse gargalo e qualificar profissionais para que a apoiem neste desafio, a Boa Vista tem apostado em iniciativas como a aproximação com universidades e o estabelecimento de programas de qualificação profissional, para compor o time que atuará em seu Centro de Excelência em Analytics (CEA).

Criado para impulsionar o desenvolvimento e elevar a qualidade de produtos inovadores, como softwares que utilizam dados e tecnologia de ponta para transformar dados em soluções inteligentes para seus clientes, o CEA da Boa Vista conta hoje com um time de cerca de 100 profissionais. A contratação de profissionais para atuação no CEA foi um desafio para o qual a companhia precisou criar alternativas, como a parceria com universidades. Estes profissionais são estatísticos, matemáticos, engenheiros de dados, dentre outros.

“Ao direcionarmos o nosso foco para a inteligência analítica, rapidamente identificamos um gargalo no mercado, com a falta de profissionais especializados para atuar na área. A solução que encontramos foi a de desenvolver talentos dentro de casa e de maneira contínua, permanente, por meio de parcerias com universidades e oferta de bolsas de estudo, um benefício inovador e muito atraente, já que, com apenas três meses trabalhando na Boa Vista, os colaboradores podem se candidatar para uma das bolsas que oferecemos. Assim buscamos capacitá-los para que ajudem na missão da empresa”, afirma Helen Menezes, diretora de People da Boa Vista.

A companhia firmou uma parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) que prevê a frequência, pelos profissionais do CEA, em cursos de mestrado. Um programa feito sob medida para a Boa Vista. Para 2021, foram aberas 70 vagas com bolsas de estudo, sendo 35 para cursos latu sensu (pós-graduação) e outras 35 para strictu sensu (mestrado e doutorado). Outras parcerias e oportunidades semelhantes estão sendo articuladas e quando firmadas também serão comunicadas.

Além das aproximações e trocas com o meio acadêmico, os profissionais do CEA desenvolverão pesquisas destinadas a apoiar os clientes na análise de mercados e a criar soluções que ajudem a aperfeiçoar as suas estratégias em todo o ciclo de negócio. Também serão estimulados a desenvolver artigos acadêmicos para publicação em veículos especializados.

“Há uma escassez de profissionais qualificados para atuar em analytics, e a parceria com universidades é uma maneira de superarmos esse fator. Criamos, no CEA, uma estrutura chamada ‘Academia Analítica’, focada na construção de programas de qualificação em convênio com as melhores instituições de ensino e que atua de forma ‘taylor made’ para mestrados, doutorados e programas latu senso exclusivos para a Boa Vista. Com isso, buscamos formar um pool de centros de pesquisa em estreita colaboração conosco”, explica Elmer Dotti, diretor de analytics da Boa Vista e responsável pelo CEA.

Programas de qualificação de profissionais oferecidos pela Boa Vista também fazem parte dos esforços da companhia para manter os colaboradores em constante evolução, o que envolve diferentes áreas da empresa. O objetivo é, além de gerar capacitação, reforçar a cultura digital no ambiente de trabalho.

Sobre a Boa Vista

A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.​

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.​

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.​

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – ​e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.​


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto