Empregos crescem 6,8% no Estado de São Paulo em 2021
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por SEADE-IMPRENSA
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
Foram criados 814 mil empregos formais no Estado, o que representa 30% dos postos de trabalho criados no Brasil
O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (9) que as contratações formais registraram crescimento de 6,8% no Estado de São Paulo em 2021. De acordo com o boletim Seade Trabalho, foram criados 814 mil empregos formais de janeiro a dezembro de 2021, resultado da ampliação das atividades em todos os setores. Neste período, foram 6,8 milhões de novos contratados, contra 6 milhões de desligamentos, resultando em crescimento de 6,8%. O Estado respondeu por 30% do total de empregos formais criados no Brasil em 2021 (2,7 milhões, com aumento de 7,1%).
“A taxa de crescimento de 6,8% das contratações formais no Estado de SP aumenta a nossa esperança na continuidade do crescimento da empregabilidade aqui no Estado, onde a economia vai bem e apresenta crescimento. Também já começamos bem 2022 pelos dados do mês de janeiro”, disse Doria.
Esse desempenho supera o crescimento do Estado de São Paulo desde 2019, período pré-pandemia. Naquele ano, foram realizadas 4,9 milhões de novas admissões, contra 4,7 milhões de desligamentos, resultando em um saldo de 184,1 mil novas contratações, com variação de 1,5%. Em 2020, as admissões chegaram a 5,2 milhões, enquanto os desligamentos corresponderam a 5,3 milhões, com saldo de 104 mil postos de trabalho a menos, ou variação de -0,9%.
“O aumento do emprego em SP no ano passado mostra o grande potencial do Estado, que se preocupa com a criação de programas e empregos à população, mesmo em uma época turbulenta causada pela pandemia”, comentou Bruno Caetano, Diretor Executivo da Fundação Seade.
Os resultados mais expressivos de 2021 ocorreram na capital, foram 337 mil novos empregos formais, seguida pelos demais municípios da RMSP (147 mil) e as regiões administrativas de Campinas (119 mil) e Sorocaba (39 mil). Somadas, estas regiões foram responsáveis por 79% do emprego gerado no Estado.
No último mês de 2021, o emprego formal diminuiu 0,8%, o que é usual para esse período do ano. Tal decréscimo decorreu da estabilidade no comércio e de quedas no setor de serviços (-56 mil), na indústria (-26 mil), na agropecuária (-14 mil) e na construção (-9 mil). O número de empregos formais no Estado de São Paulo é estimado em 12,8 milhões.
Os dados são do boletim Seade Trabalho, estudo que analisa mensalmente a evolução do mercado de trabalho no Estado de São Paulo, em suas regiões e municípios. Abaixo, mais detalhes sobre a geração de empregos:
Contratações por setor de atividade:
Serviços (416 mil)
Comércio (159 mil)
Indústria (113 mil)
Construção (64 mil)
Agropecuária (62 mil)
Contratações por Atividades:
Comércio Varejista (105.669)
Atividades Administrativas (102.740)
Atividades Profissionais Científicas e Técnicas (58.133)
Saúde e Serviços Sociais (56.652)
Informação e Comunicação (51.726)
Transporte, armazenagem e correios (44.423)
Alojamento e alimentação (41.839)
Comércio Atacadista, exceto veículo (39.692)
Serviços especializados da construção civil (37.853)
Atividades financeiras e seguros (28.313)
Acesse aqui: https://trabalho.seade.gov.br/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>