Logo
Imprimir esta página

Inova Bioma: Sebrae desenvolve programa para impulsionar a bioeconomia local e a sustentabilidade

O programa, já em operação na região amazônica, foi apresentado para startups no Rio Innovation Week, um dos maiores eventos de inovação da América Latina

Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Caatinga e Pantanal. De norte a sul do país, o Inova Bioma, iniciativa do Sebrae para acelerar o desenvolvimento de negócios inovadores em todos os territórios brasileiros, foi destaque no Rio Innovation Week, neste sábado (15). O evento, considerado um dos mais completos na área de tecnologia e inovação da América Latina, recebe mais de mil startups e centenas de expectadores, entre pesquisadores, investidores e empreendedores.

Já em operação na região Norte do país, o Inova Amazônia vai impulsionar a bioeconomia local, incentivando 350 negócios locais a colocarem em prática ações voltadas ao progresso econômico aliada à inovação e sustentabilidade. “O programa é dividido em duas fases de pré-aceleração e aceleração, incluindo processos como capacitações, mentorias, bolsas de incentivo, grupos de interação e laboratórios de atividades”, explicou o analista de Inovação do Sebrae Thiago Gatto.

Da agricultura ao design, passando por alimentos e bebidas, cosméticos, têxtil, energia, moda, entre tantas outras, o Inova Bioma chega com a proposta de levar desenvolvimento bioeconômico, respeitando as particularidades de cada região brasileira. “O objetivo do Sebrae é abraçar projetos em todas as fases de maturação. No Inova Amazônia, por exemplo, temos empresas em ideação, em testes, em operação e tração. É um programa democrático, muito aberto à inovação. Queremos fazer crescer as soluções apresentadas Brasil afora”, disse Gatto.

Durante a apresentação no Rio Innovation Week, o público foi convidado a participar do projeto, preenchendo um formulário de intenção para os próximos ciclos do programa. De acordo com o analista, a partir do primeiro semestre deste ano, será lançado o próximo bioma a ser atendido. “Não é só um programa. É um presente para empreendedores que possuem ideias inovadoras usando os insumos locais de cada região brasileira”, declarou Gatto.

Brasil Origens

A importância dos investimentos em indicações geográficas (IGs) foi tema do painel Brasil Origens, nome que também define o programa do Sebrae focado em registrar todas as bebidas, alimentos, artesanatos e demais produtos e serviços típicos brasileiros. A diretora de Inovação do Sebrae no Rio de Janeiro, Raquel Abrantes, abriu o painel destacando como o registro de IGs ainda é um tabu entre os empreendedores. “Muitos acreditam que é um processo demorado, burocrático ou mesmo impossível de ser feito. O trabalho do Sebrae é exatamente desmistificar essas questões”, comentou.

O consultor em IG, Fabrício Weidge, elencou os principais benefícios para o mercado com o fomento dos registros. “Proteção do conhecimento tradicional e da cultura local, valorização dos produtos, fomento do turismo de experiência, respaldo ao consumidor, ferramenta de marketing e atração de vendas e instrumento de desenvolvimento territorial socioeconômico”, pontuou. Para Eduardo Caligari, gerente da Cachaçaria Coqueiro Paraty, que possui registro de IG, o principal desafio para os empreendedores é entender que as IG dependem de um trabalho em associativismo. “A união dos produtores é fundamental no processo de crescimento das IG. Muitos ainda não sabem que ela acelera a competitividade”, observou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto