Logo
Imprimir esta página

Após dados negativos da indústria e comércio, serviços também recuam em outubro

Marco A. Caruso | Lisandra Barbero | Eduardo Vilarim

Resumo

Após a sequência de dados negativos da indústria e do comércio em outubro, o setor de serviços também frustrou as expectativas ao apresentar alta de apenas 7,5% na comparação interanual no período, o equivalente a uma queda de 1,2% na comparação com setembro. O resultado, influenciado especialmente pela fragilização dos segmentos de tecnologia da informação, serviços administrativos e outros serviços, ficou bem abaixo tanto das nossas expectativas quanto do consenso de mercado (ambas em 0,1% m/m). Todos os números de outubro ficaram abaixo das nossas projeções, colocando viés negativo sobre a nossa projeção de PIB, hoje em 0,2% t/t e 4,8% para o fechamento de 2021.

Detalhes

Surpreendendo negativamente o mercado, o “carro chefe” da atividade econômica perdeu fôlego em outubro e já traz um viés de baixa para o PIB do 4TRI2021.

O resultado foi bastante negativo, com destaque para “outros serviços” (-6,7% m/m), segmento que incorpora atividades imobiliárias, serviços de manutenção e reparação, serviços de agricultura, entre outros. Entendemos que a performance do setor reflete a queda da renda real média da população, aumento generalizado dos preços e do custo do crédito, com elevações da taxa básica de juros, a Selic. De fato, há diversos sinais de que o setor imobiliário/construção civil começa a sentir a piora nas suas condições de contorno.

Outros segmentos também se mostraram fragilizados em meio ao cenário econômico, como é o caso dos serviços técnico-profissionais. O desempenho dos setores reforça a ideia de que há (1) um aumento da desconfiança dos agentes econômicos com relação à capacidade de recuperação da economia brasileira e (2) uma dificuldade na realocação de tais profissionais no mercado de trabalho. Fazendo um paralelo, a PNAD tem mostrado uma criação maior de vagas de trabalho, lideradas especialmente pelo setor de serviços, mas que possuem um “qualitativo” pior, com criação de vagas concentrada em trabalhadores de menor qualificação.

Por outro lado, a performance ainda positiva do segmento de “alojamento e alimentação” (bares, hotéis e restaurantes) continua a chamar a atenção. O setor segue se beneficiando da normalização da mobilidade com a redução das medidas de distanciamento social e o otimismo com o avanço da vacinação. Aqui, entendemos que as famílias de maior renda já estejam gastando parte da poupança circunstancial (criada no pico pandêmico em 2020) no consumo desses serviços presenciais.

Com todas as pesquisas do IBGE surpreendendo negativamente as nossas projeções, fica claro o viés negativo sobre a nossa projeção de PIB, hoje em 0,2% t/t e 4,8% para o fechamento de 2021. Para 2022 o recado é o mesmo. Revisaremos oficialmente os nossos números em nossa próxima reavaliação mensal de cenário.

*Polaridade de curto prazo: Alta se a performance mensal for superior à performance média dos últimos três meses. Baixa se for o contrário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto