Logo
Imprimir esta página

Pandemia faz crescer subocupação no mercado de trabalho

Acréscimo concentrou-se em categorias mais precárias

Estudo do Seade com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua mostra que desde o 1º trimestre de 2020 (período pré-pandemia), o nível de ocupação no Estado de São Paulo passou por momentos distintos: depois da forte redução no 2º e 3º trimestres de 2020 (1ª onda da pandemia), foram registrados aumento no 4º trimestre, relativa estabilidade no 1º trimestre de 2021 (2ª onda) e crescimento no 2º trimestre de 2021, após a expansão da vacinação.

A recuperação parcial dos níveis de ocupação ocorreu com ampliação do número de subocupados, que, na comparação do 1º trimestre de 2020 com o 2º de 2021, aumentou sua proporção em relação ao total de ocupados em todas as regiões: de 5,2% para 7,1% no ESP (323 mil); de 6,0% para 7,1% no Interior (60 mil) e de 4,4% para 7,1% na RMSP.

Por setor e posição na ocupação

O acréscimo de subocupados no ESP, entre o 1º trim. de 2020 e o 2º de 2021, ocorreu principalmente na indústria, nos outros serviços (cuidado pessoal, esportivo, cultural, etc.) e nos serviços domésticos, equivalendo a 64% do total. No MSP, a ampliação se deu na indústria, nos transportes e nos serviços de educação, saúde e assistência social – 74% do total.

O acréscimo de subocupados entre o 1º trim. de 2020 e o 2º de 2021, como esperado, concentrou-se em categorias mais precárias, como o trabalho por conta própria, pequenos empregadores e seus familiares e trabalhadores domésticos sem carteira, no Interior. Em contraponto, na RMSP, ainda que a maior incidência seja nesses mesmos grupos, vale notar o aumento da subocupação entre os assalariados com carteira assinada: de 13% para 16% no MSP e de 10% para 13% nos demais municípios da RMSP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto