Análise Boa Vista: varejo recua 1,3% em setembro e desacelera ainda mais nos resultados acumulados
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Liliana Liberato
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
Na comparação interanual foi observada queda de 5,5%.
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, o volume de vendas no varejo restrito caiu 1,3% no mês de setembro na comparação mensal dos dados dessazonalizados. O resultado foi um pouco pior em relação à expectativa do mercado, que apostava numa queda de 0,6%, mesma variação apontada pelo indicador antecedente de Movimento do Comércio da Boa Vista no período.
Dentre os destaques, as vendas foram puxadas para baixo pelos segmentos de “Móveis e eletrodomésticos”, “Combustíveis e lubrificantes” e “Super e hipermercados”, que operaram em queda de 3,5%, 2,6% e 1,4%, respectivamente. Na comparação interanual foi observada queda de 5,5%, resultado que também havia sido antecipado pelo indicador da Boa Vista, que mostrou queda de 4,7% na mesma base de comparação. No ano, o volume de vendas no varejo restrito aponta alta de 3,8% e, em 12 meses acumulados o crescimento continua desacelerando, tendo passado de 5,0% para 3,9%.
Na avaliação dos economistas da Boa Vista, o resultado da pesquisa condiz com o cenário atual, no qual juros e inflação elevados tendem a reprimir o consumo. Isso sem contar o mercado de trabalho, que ainda tem um longo caminho pela frente de recuperação. Mais do que isso, tais argumentos ganham cada vez mais força e devem acompanhar o varejo por muito tempo.
O resultado do IPCA de outubro, alta de 1,25%, veio acima das projeções no mercado, que apostava numa variação máxima de 1,17%, e isso fez com que a pressão por um ritmo maior de crescimento na taxa de juros aumentasse. De acordo com o Relatório Focus mais recente, a expectativa é de que a taxa Selic encerre o ano em 9,25%, contudo, essa magnitude deve mudar já na próxima semana.
No meio disso tudo, o setor do varejo ainda compete acirradamente com o setor de serviços, que foi mais impactado pela crise recente. Dado que a renda está em baixa, o consumidor raramente tem a opção de poder escolher os dois.
Sobre a Boa Vista
A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.
É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.
A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.
Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>