Banco Original :: Diário Econômico - Comentários do time econômico 05/10
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Klaus Gambarini
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
Marco Caruso
Lisandra Barbero
Mercados. Dia de forte piora nos ativos locais, ontem, especialmente bolsa (-2,2%) e moeda (+1,7%). Enquanto o Ibovespa teve desempenho consistente com a piora dos índices lá de fora (S&P500 -1%, Nasdaq -2%), o real foi claramente o patinho feio da sessão (Peso mexicano +0,2%, Rand sul-africano +1,1%). Interessante destacar que a queda forte do Ibov aconteceu mesmo com a valorização de quase 3,0% da Petrobrás, na esteira da crise energética global e a subida contínua das commodities correspondentes. O WTI, por exemplo, está nas máximas desde 2014. No fim do dia, de qualquer forma, estamos passando por um choque negativo de oferta que se traduz em menos crescimento e mais inflação pelo mundo.
Nessa manhã, vemos uma tentativa de recuperação da renda variável (Europa +0,8%, EUA +0,5%, mas com Ásia -0,3%), dólar forte persistente com a alta dos juros das Treasuries, mas sem muita notícia macro nova. Os principais tópicos e narrativas de ontem seguem pendentes: pressão de alta dos juros EUA, inação da OPEP e petróleo para cima e os democratas nos EUA tentando encontrar uma solução para o orçamento e o teto da dívida. Sobre esse último ponto, vale destacar o texto do ex-S&P David Beers (agência de rating) sobre a possibilidade de um novo downgrade da nota dos EUA. David liderou a equipe que reduziu o crédito em 2011.
Juros. No âmbito de política monetária, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou ontem que o BC não vai trabalhar com uma meta ajustada pensando em fazer uma convergência mais gradual da inflação, mas sim que a taxa Selic será elevada o quanto for necessário para conduzir a inflação para a meta em 2022. Roberto campos disse ainda que, com o ritmo atual de ajuste monetário, será possível conduzir a inflação para a meta e que, no acumulado de 12 meses, o ápice deve se dar em setembro.
Impostos. Na política, depois de um acordo entre Senado e Câmara, o senador Roberto Rocha apresenta hoje seu parecer para a PEC que simplifica impostos sobre o consumo (uma das quatro partes da reforma tributária). De acordo com o Estadão, o senador afirmou que foi acertado um conjunto de medidas que devem ser votadas de forma sincronizada ainda nesse ano, incluindo a PEC mencionada, as mudanças no IR, um novo Refis e o projeto que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
Combustíveis. O presidente da Câmara, Arthur Lira, se reuniu ontem com líderes partidários para buscar uma solução para a alta dos preços dos combustíveis. Lira adiantou na semana passada que entre as alternativas estariam uma alteração na cobrança do ICMS de combustíveis, prevendo a uniformização das alíquotas do imposto em todos os Estados, e a criação de um fundo de estabilização dos preços. As conversas estariam em fase preliminar, mas já se antecipa que nenhuma das alternativas mencionadas seria de fácil tramitação.
Terceira via. Vale mencionar ainda que o governador de São Paulo, João Doria, admitiu ontem que aceitaria desistir da candidatura para a Presidência, mesmo que venha a ser escolhido nas prévias do PSDB.
Dados. Por fim, ainda transparecendo os problemas com a falta de insumos e os desdobramentos negativos da crise energética, a indústria brasileira recuou 0,7% entre julho e agosto (na série livre de efeitos sazonais), surpreendendo negativamente as expectativas de mercado (-0,3% m/m), mas em linha com a nossa projeção (-0,8% m/m).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>