Logo
Imprimir esta página

Proibição do Bitcoin na China é estratégia de controle social, diz analista

Desde 2013, o governo chinês já proibiu negociações e ofertas de serviços com Bitcoin e criptomoedas pelo menos sete vezes. A investida mais recente aconteceu na última sexta-feira (24) quando o Banco Popular da China (PBoC) divulgou uma lista de atividades proibidas relacionadas à criptomoedas, incluindo negociação e emissão de tokens e oferta de serviços com criptoativos por parte de exchanges estrangeiras.

Embora não seja a primeira vez que isso acontece, o Bitcoin e o mercado de criptomoedas foi impactado pela notícia. Além do preço do BTC, que caiu mais de 8% em poucas horas após o anúncio da proibição, diversas empresas que atuam neste mercado foram impactadas. Grandes exchanges globais como Binance e Huobi Global reagiram interrompendo novos registros para clientes chineses.

Além disso, o Sparkpool, sediado na China, um dos maiores pools de mineração Ethereum (ETH) do mundo, anunciou que descontinuará os serviços domésticos e internacionais em “um esforço para estar em conformidade ao máximo com os requisitos regulatórios”. Outro a anunciar o encerramento das atividades foi o BeePool, quarto maior pool de mineração de ETH do mundo.

A gigante do comércio eletrônico chinês Alibaba também anunciou que não venderá mais equipamentos de mineração de criptomoedas. Além disso, a China bloqueou os principais sites agregadores de dados sobre criptoativos: CoinMaketCap e CoinGecko. A plataforma TradingView, que oferece gráficos interativos para o mercado, também não pode mais ser acessada pelos chineses.

Para Felipe Escudero, analista de criptomoedas e anfitrião do canal BitNada, a China uniu “a fome com a vontade de comer” ao decidir proibir as criptomoedas no país:

“Primeiro porque eles estão passando por uma crise energética, que pode gerar impacto na produção da indústria em escala global. E, principalmente, pelo controle social. O Bitcoin representa a liberdade do povo. A China não está apenas proibindo operações com Bitcoin no país, mas também está impedindo que a criptomoeda seja citada, o que é um grande retrocesso. Vale lembrar que empresas como o Twitter e o Facebook também foram proibidas na China, o que confirma a tese de controle social.”

Escudero destacou ainda que, até abril deste ano, 74% de todos os Bitcoins mineradores vinham de mineradores chineses. No entanto, esta fatia caiu vertiginosamente após a proibição e os mineradores migraram para a Rússia, Cazaquistão e principalmente Estados Unidos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto