Logo
Imprimir esta página

Importações de bens de capital aumentam 33,1% em julho de 2021, em comparação a julho de 2020

No primeiro semestre deste ano, o setor de bens de capital acumula alta de 43,2%

O setor de bens de capital teve a décima primeira taxa positiva consecutiva, frente ao mesmo mês do ano anterior. O segmento obteve crescimento de 33,1% em julho de 2021 influenciado pelas altas na maior parte dos grupamentos, com destaque para bens de capital para equipamentos de transporte (56,5%). As demais taxas positivas vieram de bens de capital para fins industriais (15,0%), para construção (67,0%), de uso misto (15,2%) e agrícolas (15,0%), segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia).

A pesquisa ainda aponta que a produção industrial no geral obteve avanço de 1,2% frente a julho de 2020, com resultados positivos em duas das quatro grandes categorias econômicas, 14 dos 26 ramos, 46 dos 79 grupos e 54,4% dos 805 produtos pesquisados. Entre as atividades, o setor de máquinas e equipamentos é uma das principais influências positivas, correspondendo à alta de 26,2%.

“O aumento de 33,1% na importação de bens de capital em julho de 2021, em relação a 2020, demonstra que houve uma reversão de tendência, na qual as indústrias perceberam que importar bens intermediários e componentes para serem agregados e montados a produtos manufaturados aqui no Brasil, pode causar riscos e prejuízos”, comenta Paulo Castelo Branco, economista e presidente executivo da Abimei (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais).

O especialista acrescenta que a pandemia mudou muito o contexto de compras oriundas de importação de máquinas e equipamentos no País. No início de março de 2020, a importação de máquinas praticamente parou por cerca de dois meses, devido à necessidade de prevenir contaminação por Covid-19 e a perspectiva de que não haveria consumo ou compras pelas empresas de máquinas, mas isso somente ocorreria com o passar do tempo.

A indústria brasileira começou a reagir. “A partir de meados de 2020, a demanda por produtos industriais começou a operar em alta, principalmente em itens que começaram a ser mais procurados na pandemia, como notebooks e equipamentos, pois nos meses de junho e julho do ano passado, as máquinas que estavam no estoque em um mês e meio foram todas comercializadas, e assim acabaram os produtos se esgotaram”, aponta, Castelo Branco.

Sendo assim, o setor produtivo aumentou o interesse por importações de máquinas e equipamentos industriais com alta tecnologia embarcada, mesmo que o aumento exagerado da moeda americana tenha gerando um custo “maior”, ante o cenário pré-pandemia. Mesmo assim, o interesse é crescente. “Você não tem alternativa, se quiser produzir com competitividade. Aliás, isso vai ao encontro do que a ABIMEI defende: importação de bens de capital com alta tecnologia para produção local de bens intermediários “, afirmou.

A pesquisa realizada pelo IBGE também mostra que entre as grandes categorias econômicas de janeiro a julho de 2021, houve altas em bens de consumo duráveis (27,8%), bens intermediários (9,0%), bens de consumo (8,5), semiduráveis e não duráveis (4,5%). Além disso, a indústria em geral acumulou crescimento de 11%


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto