Para a FUP, a culpa da alta dos combustíveis é do PPI
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Maíra Santafé
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
Participação da Petrobrás nos preços, nas refinarias, vem aumentando; a do ICMS ficou estável
“O verdadeiro culpado pelos sucessivos reajustes dos combustíveis é a política de preço de paridade de importação (PPI), adotada pela gestão da Petrobrás, que se baseia nas cotações internacionais do petróleo, na variação do dólar e nos custos de importação, sem levar em conta que o Brasil produz internamente cerca de 90% do petróleo que consome. Não adianta o jogo de empurra em busca de responsáveis pela alta dos derivados. O ICMS e as margens de distribuidoras e postos são percentuais cobrados sobre o preço na refinaria, quando a Petrobrás sobe, tudo isso sobe”, afirmou o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar.
Para Bacelar, o presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna, “mente ou não sabe fazer contas”, pois a participação da Petrobrás nos preços dos combustíveis, nas refinarias, vem aumentando desde a implantação do PPI, em 2016. Era de 30% no preço do litro da gasolina, hoje é de 33,4%; no diesel, passou de 48% para 52,1%; e no GLP, saiu de 23% para atuais 47,5%, segundo acompanhamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese),subseção FUP.
“A participação dos impostos foi mantida a mesma neste período, enquanto a participação da Petrobrás cresceu”, ressaltou o dirigente da FUP.
Diesel aumentou 60,1%, desde o início da pandemia
Com o reajuste de 8,89% no preço do óleo diesel, em vigor a partir de hoje, o aumento acumulado pelo produto neste ano, nas refinarias, atinge 50,9%, mais de sete vezes a inflação do período, de 7,02%, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor). Do início da pandemia do coronavírus (março de 2020) até hoje, a alta é de 60,1%.
E desde o começo do governo Bolsonaro, o aumento do diesel nas refinarias chega a 66,1%, com efeitos em cascata, impactando diversos custos de produção, transportes e preços dos alimentos.
O mesmo comportamento perverso ocorre na gasolina, que, de janeiro de 2019 até hoje, aumentou 80% nas refinarias. Apenas neste ano, a alta é de 45,7%, tornando o produto um dos principais itens da inflação.
Mas é no gás de cozinha onde a desigualdade social do país fica ainda mais evidente: os preços do produto subiram, nas refinarias, 87%, no governo Bolsonaro, até agora; ou 75,3% desde o início da pandemia. No ano, o aumento é de 38,1%, penalizando, sobretudo, as famílias mais pobres, obrigadas a substituir o gás pela lenha, para cozinhar.
As estatísticas elaboradas pelo Dieese/FUP mostram também o impacto nefasto da política de preços da Petrobrás sobre os derivados comercializados nos postos de revenda, ou seja, a venda para o consumidor final. Com o novo reajuste, o litro do diesel acumula, no ano, alta de 31,5%; a gasolina, 35,5%; e o gás de cozinha, 31,4%.
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