Construção cresce, mas há incerteza sobre a continuidade desta retomada
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por SindusCon-SP
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
Inflação, falta de rumo na economia e intranquilidade institucional preocupam
O PIB (Produto Interno Bruto) da construção cresceu 2,7% no segundo trimestre de 2021, na comparação com o primeiro, segundo divulgou o IBGE em 1º de setembro.
O resultado mostra uma retomada consistente da atividade da construção, pois no primeiro trimestre o PIB do setor também havia registrado crescimento, de 2,1%.
Mesmo assim, o desempenho do setor gera preocupações. Os preços dos insumos da construção continuam em alta com impacto expressivo nos custos das obras, desequilibrando orçamentos. A resistência da inflação e a incerteza na capacidade do governo de controlar o déficit público inibem novos investimentos. E a intranquilidade institucional das últimas semanas não contribui para uma recuperação sustentável da atividade econômica. Esse cenário adia decisões de investimento que resultariam em novas obras para sustentar a retomada do setor com a consequente geração de emprego.
Na comparação com o segundo trimestre de 2020, quando a pandemia abalou a economia, o PIB da construção cresceu 13,1%. Esta alta foi corroborada pelo aumento do número de pessoas ocupadas no setor e pela elevação da produção de seus insumos, levando a construção a ter resultado positivo após cinco trimestres de queda.
Já na comparação do acumulado dos últimos quatro trimestres com os quatro trimestres anteriores, o PIB da construção ainda registrou queda, de 0,7%.
De seu lado, as atividades imobiliárias registraram expansão de 0,4% no segundo trimestre de 2021, na comparação com o primeiro, e de 3,5% em relação ao mesmo período de 2020. No acumulado dos últimos quatro trimestres comparado ao período anterior, houve crescimento de 3,4%.
Covid-19 nas obras cai ao mínimo histórico
Os casos confirmados de Covid-19 entre os trabalhadores da indústria da construção paulista caíram de 0,07% para 0,03% do contingente de trabalhadores ? o nível mais reduzido desde o início da série histórica, em maio de 2020. Os casos suspeitos se mantiveram em 0,16%.
Estes foram os resultados da 66ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada semanalmente por SindusCon-SP e Seconci-SP (Serviço Social da Construção). Pela sexta semana consecutiva, não se registraram óbitos. Nenhum trabalhador estava em internação hospitalar pela quinta semana seguida.
A pesquisa foi feita junto a 592 obras no Estado, envolvendo 39.497 empregos diretos e terceirizados, de 19 a 25 de agosto. Realizada desde 1º de maio de 2020, ela comprova a eficácia das medidas adotadas nas obras para prevenir a contaminação entre os trabalhadores e seus familiares.
No momento em que dois terços da população ainda não estão totalmente imunizados, SindusCon-SP e Seconci-SP estão orientando as empresas à manutenção dos rígidos protocolos de segurança sanitária. Ao mesmo tempo, recomendam que as construtoras estimulem os trabalhadores a tomarem a segunda dose da vacina e que combatam as fake news a respeito.
ENTRE ASPAS É UMA PUBLICAÇÃO DO SINDUSCON-SP - SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO Presidente: Odair Garcia Senra; Vice-presidentes: Eduardo May Zaidan, Fernando Paoliello Junqueira, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, Haruo Ishikawa, Jorge Batlouni Neto, José Romeu Ferraz Neto, Luiz Antônio Messias, Maristela Alves Lima Honda, Moacir Benvenutti Netto, Paulo Rogério Luongo Sanchez, Renato Genioli Junior, Ronaldo Cury de Capua, Yorki Oswaldo Estefan; Representantes à Fiesp: Eduardo Ribeiro Capobianco, João Claudio Robusti, José Romeu Ferraz Neto, Sergio Antonio Monteiro Porto; Sede: R. Dr. Bacelar, 1043, 5º andar, Vila Clementino, CEP 04026-002 - São Paulo-SP • tel.: (11) 3334-5600 • Edição: Setor de Comunicação - ; Central de Relacionamento SindusCon-SP: (11) 3334-5600 • • www.sindusconsp.com.br; Siga-nos nas redes sociais através dos ícones abaixo
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>