Logo
Imprimir esta página

Alta de preços e menor renda do brasileiro com pandemia fazem açougue de supermercados ser alvo de furtos e desvios

Gunnebo revela aumento de 1000% do valor nominal em perdas de carnes de janeiro a junho se comparado ao semestre anterior

Um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revela que o consumo de carne no Brasil caiu ao menor nível em 25 anos, causado pelo aumento dos preços (alta de 35,68% nos últimos 12 meses segundo o IPCA-15 divulgado pelo IBGE em maio) e a queda da renda do brasileiro, oriunda principalmente da crise da pandemia do covid-19. Assim, um dos setores mais importantes na operação de um supermercado, o açougue passou a ser menos frequentado pelo consumidor.

Por outro lado, por reunir produtos de alto risco, o açougue tornou-se também muito visado por pessoas mal-intencionadas, fazendo a área ser responsável por 2,62% das perdas no faturamento em 2020, como revela a 21ª Avaliação de Perdas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). As carnes mais visadas? Sempre as mais nobres, como picanha, contra-filé e filé mignon.

No geral, o segmento supermercadista registrou 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto em 2020, ou, R$ 7,6 bilhões, segundo a Abras. Se levarmos em conta apenas o índice de perdas no setor de açougue, o rombo no faturamento das lojas chega a R$ 200 milhões (2,62%). De acordo com a Abras, o índice de perdas no setor de açougue das lojas, em 2019, antes da pandemia, era de 2,51%.

Um levantamento feito pela Gunnebo (www.gunnebo.com.br), empresa de proteção eletrônica para o varejo, por meio do Gatecash, seu sistema de monitoramento para a frente de caixa, aponta aumento de aproximadamente 1000% em valor nominal de perdas em carnes de janeiro a junho últimos se comparado ao semestre anterior (julho a dezembro de 2020). “Hoje, a cada 200 vídeos analisados diariamente pelo Gatecash, identificamos dez eventos (5%) do setor de açougue sobre o total registrado, oriundos de erros operacionais, indícios de furtos e desvios dos funcionários”, informa Vanessa Urbieta, gerente de Produtos da Gunnebo.

Perdas com carnes devem aumentar - E o pior é que as perdas no açougue devem aumentar. “As carnes sempre foram apontadas como produtos de alto risco (PAR) devido ao mercado paralelo muito ativo e as particularidades do setor, como a qualidade dos produtos e a sua manipulação. Com o agravamento da crise causada pela pandemia, elas se tornam um alvo predileto para desvios e furtos”, afirma Vanessa Urbieta.

O levantamento da Gunnebo foi executado a partir de mais de uma centena de PDVs monitorados em supermercados tradicionais de médio porte principalmente das regiões Sul e Sudeste do país. O açougue é considerado uma seção vital no varejo de alimentos, responsável por 20% das vendas de uma loja.

Prevenir perdas é fundamental – De acordo com Vanessa, para o varejo supermercadista reduzir as perdas no açougue é necessária a adoção de um sistema/solução de tecnologia para identificar as fraudes e desvios e a proteger os produtos no setor com etiquetas antifurtos em um ambiente seguro com antenas nas portas e câmeras de CFTV estrategicamente colocadas nas áreas dos balcões refrigerados.

“Além disso, acordos comerciais com os fornecedores para a etiquetagem na origem e a introdução de processos, como contagens diárias de produtos, devem ser implantadas. Por fim, é essencial também haver uma política de punição caso o desvio seja de um colaborador da empresa”, diz Vanessa.

A gerente da Gunnebo lembra ao varejista de que “o que não se mede, não se controla”. “Sendo assim, é preciso muita atenção com o setor de açougue, pois ele é um dos setores mais importantes na operação de um supermercado. E bem administrado, o açougue, com um bom percentual de lucratividade, é um dos principais setores para a ampliação dos resultados da loja”, diz Vanessa.

SOBRE A GUNNEBO

Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo destaca-se no Brasil como fornecedora de equipamentos de proteção eletrônica para o varejo (antenas, etiquetas, cadeados, CFTV e acessórios), além de ser uma referência em soluções de tecnologia para performance de loja (contadores de fluxo, cofres inteligentes, monitoramento de PDV e transferência de mercadorias) que contribuem para melhorar a gestão e os resultados das companhias da indústria e do varejo. A empresa, certificada com a ISO 9001 na categoria Produtos e Serviços, atende redes varejistas em todo o país, como Carrefour, GPA, Sonda, Nordestão, Super Nosso, Koch, Coop, C&A, Riachuelo, Marisa, Centauro, RaiaDrogasil, DPSP, Farmácias Pague Menos, Lojas Americanas, Magazine Luiza, etc.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto