Logo
Imprimir esta página

Emprego na construção cresce 0,94% em maio

Setor gerou 22,6 mil empregos no país; SindusCon-SP alerta para riscos do projeto de alteração do IR

A indústria da construção brasileira abriu 22.611 empregos em maio, aumento de 0,94% na comparação com abril. No ano, o setor criou 156.693 postos de trabalho com carteira assinada (+6,89% na comparação com dezembro). O setor retomou ligeiramente o ritmo de crescimento do emprego depois de este desacelerar. Registraram-se 21 mil contratados em abril, 24 mil em março, 44 mil em fevereiro e o mesmo número em janeiro.

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados em 1º de julho pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

De junho de 2020 a maio de 2021, a construção abriu 317.159 novos empregos, um aumento de 15,01%. Foi o quarto setor que gerou o maior número de postos de trabalho formais nestes 12 meses, atrás de serviços (+566.306), da indústria (+641.729 vagas) e do comércio (+654.196), e na frente da agropecuária (+153.631).

De acordo com Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, “a construção segue contratando, mas preocupa que o projeto de lei do governo de alterações no Imposto de Renda venha a prejudicar os investimentos no setor. É o que pode acontecer se prevalecer a proposta de tributação dos dividendos dos fundos imobiliários e dos dividendos entre empresas sócias de SPEs (Sociedades de Propósito Específico) que lançam os empreendimentos imobiliários.”

Nas atividades imobiliárias, o saldo entre admissões e contratações em maio foi positivo: 1.388, acumulando 8.319 no ano. Aqui, entretanto, manteve-se a desaceleração no ritmo de crescimento do emprego, ante os 1.487 empregos gerados em abril, 1.574 em março, 1.809 em fevereiro e 2.061 em janeiro.

Estoque

Ao final de maio, a construção empregava 2.430.363 trabalhadores com carteira assinada no país.

Já o saldo entre admissões e demissões entre todos os setores da atividade econômica no país resultou na abertura de 120 mil empregos em maio.

Por Estados

Das vagas abertas pela construção em maio, 2.546 registraram-se no Estado de São Paulo. Também aqui houve desaceleração, ante as 5.959 abertas em abril, as 8.132 criadas em março, as 12.745 abertas em fevereiro, e as 15.699 em janeiro.

Além de São Paulo, os Estados que mais empregos abriram no setor no mês foram: Minas Gerais (4.943), Pará (3.041), Goiás (1.874), Paraná (1.648), Santa Catarina (1.358) e Mato Grosso (1.127).

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto