Empresa curitibana utiliza metodologias ágeis para desenvolver plataforma de comércio exterior
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Carolina Lara
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
Adoção de ferramentas como Big Data e Inteligência Artificial tem ajudado operadores de importação e exportação a tomarem ações mais assertivas nos negócios
Para quem atua em comércio exterior, é praticamente impossível realizar qualquer tipo de operação mais complexa sem o uso de ferramentas tecnológicas como Big Data, Inteligência Artificial, inteligência de mercado, análise de dados, gestão de relacionamento com clientes e outras inúmeras soluções oferecidas por provedores de tecnologia.
Há pouco mais de um ano, a LogComex, provedora de soluções e aplicações para toda a cadeia de comércio exterior, lançou o módulo Search de sua plataforma, aplicação voltada para a análise do mercado de importação. Uma das facilidades que a ferramenta proporciona é a consolidação das informações sobre produtos importados em um só lugar, de maneira simples e organizada, permitindo que o usuário encontre dados utilizando poucos cliques. “É possível analisar importadores concorrentes, os valores unitários e totais das mercadorias importadas, valor do frete, buscar por novos concorrentes, entre outras opções de análise”, detalha Mônica Gabriella da Silva, gerente de produto.
Para o desenvolvimento do módulo, foram adotadas metodologias ágeis como a design sprint, que contempla as fases de mapeamento, esboço, tomada de decisão, prototipação e teste. Segundo Mônica, a proposta era repaginar um produto existente (Search X), de modo que “seria necessário mapear o processo usado até então, criar um esboço com uma nova solução que viesse a sanar as dores existentes, tomar a melhor decisão com base no que o design sprint sugere (participação de pessoas de diferentes áreas da empresa, discussão de ideias e votação das melhorias sugestões) e, a partir disto, criar os protótipos para serem validados com os usuários”.
O Big Data é uma das essências do módulo Search. A ferramenta utiliza uma série de combinação de dados públicos para trazer informações assertivas. Uma das principais fontes de dados é o Siscori, sistema que tem o objetivo de disponibilizar um determinado conjunto de informações referentes às importações e exportações brasileiras, respeitando o sigilo fiscal, para apoio a outros sistemas e análises estatísticas em geral, que pertencem à base da Receita Federal do Brasil.
De acordo com a gerente de produto, em comemoração ao primeiro ano, a LogComex está preparando a entrega de duas novas bases de informações para análise das importações, com previsão de entrega até o final do segundo trimestre, possivelmente no mês de junho.
Sobre a LogComex
A LogComex é uma startup especializada em inteligência de dados para importação e exportação. Por meio de plataforma online com tecnologia própria, a empresa fornece ao mercado maior transparência e automatização das operações de logística internacional. A plataforma coleta e processa milhares de dados para gerar uma visão panorâmica, indicando previsibilidade e transparência para toda cadeia logística. O programa tem como base as operações que ocorrem no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e EUA. A plataforma ainda é dividida em três módulos: Tracking Real Time, RPA Automação/Integração e Big Data Analitycs.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>