Varejo da Construção Deve Ficar Atento às Perdas Para Manter Crescimento em 2021
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Helder Horikawa
- SEGS.com.br - Categoria: Economia
Em ano de pandemia, além de vender mais, é fundamental que os varejistas do setor também diminuam as perdas, que chegam a 1,08%
O varejo da construção deve continuar crescendo em 2021, mesmo com a pandemia. A projeção é da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) que prevê um crescimento, na pior das hipóteses, de 1% a 1,5%, a, no máximo, 5%. Em 2020, o faturamento do segmento foi 11% maior em comparação a 2019, atingindo o valor de R$ 150,55 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE).
Em ano de pandemia, além de vender mais, é fundamental que os varejistas da construção também diminuam as suas perdas para manter a sustentabilidade e a saúde financeira da empresa. O setor, como apontam dados da 3ª Pesquisa de Perdas no Varejo Brasileiro, elaborada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) em 2020, registra perdas de 1,08%, especialmente com rupturas no estoque, avarias, quebras, fraudes e furtos.
“Percentualmente, o índice parece ser pequeno, mas para um setor que fatura bilhões, o número é assustador. A redução desses prejuízos, com princípios e recursos que já estão à disposição dos varejistas, se traduzem na melhoria efetiva dos resultados”, afirma Adriano Sambugaro, diretor de Marketing da Gunnebo (www.gunnebo.com.br), empresa que é referência na proteção eletrônica para o varejo.
As perdas físicas (quebras e avarias) estão concentradas em produtos com datas de vencimento (como tintas e massas, etc) e também no controle do manuseio de produtos sensíveis, como bacias e pias. Quanto aos produtos mais furtados, os destaques são os fios e cabos elétricos, ferramentas, chuveiros, torneiras, cadeados e fechaduras de porta. “Para o controle dessas perdas, é fundamental investir em um sistema de monitoramento de frente de caixa, antenas e etiquetas antifurtos, além de um bom sistema de CFTV para visualização de toda a área de loja e também na retaguarda”, afirma Sambugaro.
O executivo da Gunnebo menciona a atenção à área de retaguarda, pois é nela que as companhias do varejo da construção encontram sérios problemas. “Áreas de recebimento, trocas e retiradas de produtos costumam registrar um grande fluxo de pessoas, entre fornecedores e compradores, o que favorece cenários para fraudes e possíveis conluios entre clientes e funcionários”, adverte o executivo. Ele também lembra que uma área de retaguarda sem controle gera erros operacionais que podem trazer graves prejuízos financeiros.
Tecnologias indispensáveis ao varejo – Para auxiliar o varejo da construção da reduzir as perdas, a Gunnebo disponibiliza, para a frente de caixa, o Gatecash, uma ferramenta que disponibiliza análises de vídeos por meio de um avançado algoritmo que identifica automaticamente se o consumidor registrou alguma operação suspeita ou o colaborador cometeu uma fraude ou erro operacional. De forma similar, a solução Gatetransfer atua no monitoramento das operações de recebimento nas docas.
Quanto aos sistemas antifurtos, a tecnologia EAS Inteligente disponibilizada pela Gunnebo possibilita ao varejista, além de inibir a ação das pessoas mal-intencionadas, extrair dados importantes através de dashboards e, por meio deles, confrontar o tempo de funcionamento dos equipamentos, quantidade de alarmes e de etiquetas desativadas, promover comparativos entre filiais ou análise de dados para correções da operação.
“No passado, a tecnologia era muito restrita aos grandes varejistas. Hoje, as soluções tecnológicas ficaram mais acessíveis para o pequeno e médio varejista. E, definitivamente, a questão prevenção de perdas deve ser discutida por toda empresa, independentemente do seu tamanho e setor”, justifica Adriano Sambugaro.
SOBRE A GUNNEBO
Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo destaca-se no Brasil como fornecedora de equipamentos de proteção eletrônica para o varejo (antenas, etiquetas, cadeados, CFTV e acessórios), além de ser uma referência em soluções de tecnologia para performance de loja (contadores de fluxo, cofres inteligentes, monitoramento de PDV e transferência de mercadorias) que contribuem para melhorar a gestão e os resultados das companhias da indústria e do varejo. A empresa, certificada com a ISO 9001 na categoria Produtos e Serviços, atende redes varejistas em todo o país, como Carrefour, GPA, Sonda, Nordestão, Super Nosso, Koch, Coop, C&A, Riachuelo, Marisa, Centauro, RaiaDrogasil, DPSP, Farmácias Pague Menos, Lojas Americanas, Magazine Luiza, etc.
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