Logo
Imprimir esta página

O que podemos aprender com o Dia do Contador?

O que podemos aprender com o Dia do Contador?

*Dora Ramos

Dia 22 de setembro, é comemorado o Dia do Contador, profissional que estuda e avalia atividades financeiras, tributárias, econômicas, trabalhistas e patrimoniais, e que é o braço direito da empresa na tomada de decisões, traçando as melhores estratégias para fazer o melhor caminho possível.

O dia foi escolhido em homenagem à criação do primeiro curso de ensino superior de Ciências Contábeis no Brasil, que foi regulamentado e se tornou oficial em 22 de setembro de 1945, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Até então, só existiam cursos técnicos e profissionalizantes de contabilidade.

Com amplas áreas de atuações, o contador pode trabalhar como professor, consultor contábil, perícia contábil, contabilidade empresarial, gestão financeira, auditoria contábil, entre outros.

A importância do contador no caminho próspero de uma empresa

O profissional de contabilidade tem um papel de extrema importância na organização da empresa, planejamento financeiro, e todas as outras informações necessárias para que qualquer empreendimento cresça de forma segura e saudável, pois é por meio deste profissional que as empresas conseguem ter uma visão geral sobre suas finanças e entender se o negócio está dando lucros.

E foi por esses motivos, que escolhi esta profissão. Desde muito nova, sempre quis ser consultora, tanto para ser independente, quanto para poder prestar ajuda as pessoas, e desse desejo nasceu a Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, que significa: Fé, Honestidade, Amor, Razão, Organização e Sucesso. Prestando consultorias financeiras para empresas e pessoas, com anos de aprendizagem e aperfeiçoamento, a Fharos sempre se pautou nos princípios básicos de valorização e respeito a cada cliente e colaborador.

Com um contador, a empresa terá melhor controle financeiro, além de menores custos tributários, visto que, o profissional irá buscar as melhores alternativas para menor custo de impostos dentro da legislação e a redução de custos internos. A organização contábil é um fator imprescindível, em questões de dados e documentações. E por isso é importante que o profissional especialize-se e tenha qualificação para procurar as melhores soluções para os clientes, pois um profissional que não atua de forma correta, não colabora para crescimento e prosperidade da empresa, pois além de números, o contador faz parte de toda a trajetória da companhia.

Algumas habilidades e competências imprescindíveis de um bom contador são:

Qualificação: pois é importante estar constantemente atualizado, investir em especializações, palestras e cursos para adquirir mais conhecimento, dão maior visibilidade ao profissional.
Organização: imprescindível para qualquer área, mas por lidar com diversos dados, documentos e números, a organização é essencial para que o contador não perca e nem confunda informações.
Solução de problemas: afinal, é preciso saber colocar seus conhecimentos teóricos em prática e saber o melhor caminho para resolver os problemas, buscando as melhores escolhas contábeis.
Ética: é essencial que o profissional atue com ética e aplique os códigos morais da profissão, não cometendo deslizes de conduta ou atos imorais, mesmo que seja para ajudar o cliente ou a empresa, a honestidade deve se manter em primeiro lugar.
Trabalho em equipe: o contador pode participar ou até gerir equipes e projetos compostos por outros profissionais, de outras áreas também. Por isso o trabalho em equipe e o relacionamento interpessoal são fundamentais.

Mais do que essencial, a contabilidade está presente em todos os setores, o que mostra sua devida importância. Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, atualmente no Brasil, existem 354.977 de contadores ativos nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC), órgão responsável e regulador da profissão – dados de setembro de 2020. O contador ainda conta com Código de Ética Profissional do Contador (CEPC), que deve seguir atentamente, zelando pelo patrimônio das empresas.

Desse modo, com um profissional da contabilidade, sua empresa pode gerar grandes resultados. E este é um dia para homenagear a todos nós profissionais dedicados a buscar as melhores estratégias para a vida financeira.

*Dora Ramos é consultora contábil com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto