Logo
Imprimir esta página

Conheça 4 hábitos adquiridos durante a quarentena que podem beneficiar as finanças pessoais

Consultora de educação financeira do Banco Carrefour dá dicas simples para economizar agregando à rotina algumas práticas vindas do distanciamento social

Com a reabertura gradual do comércio em várias cidades, muita gente voltou a trabalhar e está retomando parte da rotina que tinha antes da pandemia do novo coronavírus. Mas se em muitos casos esse período de distanciamento social trouxe queda de renda e dificuldades no orçamento para milhões de famílias, o momento também inseriu no dia a dia de todos novos hábitos que podem, se mantidos, ajudar a economizar e fortalecer as finanças pessoais.

Mais tempo em casa graças ao trabalho remoto, maior controle dos gastos, além de manutenções residenciais por conta própria. Estas foram algumas práticas que muitos brasileiros passaram a tratar como padrão assim que as primeiras medidas de distanciamento pessoal foram implementadas por governos e autoridades sanitárias. Para quem está com o orçamento apertado, algumas delas podem, definitivamente, ser agregadas ao dia a dia e, de alguma forma, ajudar na organização do orçamento.

"Milhões de famílias ainda enfrentam queda na renda por causa de demissões, redução salarial e diminuição das oportunidades de trabalho para autônomos. A freada da economia e as restrições de mobilidade impostas pela pandemia ainda devem durar algum tempo. Por isso, é recomendável manter hábitos adquiridos durante a quarentena", explica Camila Fontana, consultora de educação financeira do Banco Carrefour. "Neste período, aprendemos a viver com mais simplicidade e podemos usar esse aprendizado para seguir assim: de uma maneira mais econômica e sustentável no futuro", completa.

Confira as cinco estratégias da quarentena que podem ser mantidas ou aprimoradas para dar folga nas finanças domésticas neste momento ainda desafiador na economia:

- Anotar todos os gastos: Com tantas mudanças na rotina, na renda e no nosso consumo, é fundamental saber como o dinheiro está sendo gasto agora. Mantenha uma planilha ou caderno onde anota cada despesa, por menor que seja. Com este acompanhamento, fica fácil saber que gastos podem ser cortados e se há espaço no orçamento para compras adicionais e novos parcelamentos;

- Priorizar pagamentos: Mesmo após o choque inicial do coronavírus sobre a economia, é importante seguir avaliando quais são aquelas contas essenciais, ou com juros maiores, e dar prioridade a elas na hora de realizar os pagamentos. E, caso perceba que não vai conseguir quitá-las, buscar alternativas ou renegociações. Empresas de diversos setores ainda estão se adaptando à nova realidade e mostrando flexibilidade para não perder bons clientes;

- Fazer pequenos reparos por conta própria: Com o orçamento apertado e o receio de receber prestadores de serviços em casa, muita gente precisou arregaçar as mangas e reparar encanamentos, pinturas, roupas e eletrodomésticos sem ajuda especializada. Para manter este hábito, há tutoriais na internet que ensinam essas técnicas, permitindo economizar o dinheiro que seria pago aos prestadores;

- Buscar educação financeira: A queda repentina na renda mensal e no valor de aplicações financeiras obrigou milhões de pessoas a rever seus gastos e investimentos. A nova situação criou a necessidade de aprender a lidar melhor com o dinheiro e a buscar esse conhecimento em sites especializados. Um exemplo, é o blog Muito Além das Compras, do Cartão Carrefour. Para saber mais, acesse aqui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto