Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão das principais culturas agrícolas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Graziele Oliveira
- SEGS.com.br - Categoria: Agro
Com grande capacidade de reprodução, esses organismos atacam o sistema radicular das plantas e reduzem o potencial produtivo das lavouras
Os solos agrícolas contam com grande diversidade de nematoides. Parte exerce funções benéficas ao ecossistema, como consumir bactérias e fungos e auxiliar a reciclagem de nutrientes, informa a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Há também nematoides que atuam como predadores, contribuindo para o equilíbrio biológico do solo. No entanto, entre eles existem os fitoparasitas, que atacam as raízes de culturas, como soja, milho e algodão.
“Quando suas populações aumentam, esses organismos passam a comprometer o desenvolvimento das plantas, afetando o crescimento das raízes e a absorção de nutrientes. O resultado pode ser uma consistente redução do desempenho das lavouras e perdas para a produção agrícola”, explica João Brússolo, gerente de campanhas da ORÍGEO, joint venture entre Bunge e UPL, especializada em soluções sustentáveis e gestão integrada para o Cerrado.
Enfrentar esse problema exige um conjunto de medidas, como rotação de culturas, adoção de agricultura regenerativa, uso de variedades resistentes e práticas que reduzem a presença dos nematoides no solo. O monitoramento frequente, aliado à identificação correta das espécies de nematoides, é decisivo para orientar o agricultor sobre o momento ideal de agir e quais estratégias adotar.
As soluções biológicas ganham cada vez mais espaço. “Insumos feitos com microrganismos e peptídeos naturais atuam de diferentes maneiras, reduzem risco de resistência e ainda contribuem para o bom desenvolvimento das plantas. São alternativas que acompanham a demanda por uma agricultura com menor impacto ambiental”, destaca o especialista da ORÍGEO.
Entre os produtos disponíveis está Nimaxxa, da UPL, comercializado pela ORÍGEO. Este nematicida microbiológico é composto por três cepas de bactérias do gênero Bacillus: duas de B. paralicheniformis e uma de B. subtilis. Ele coloniza o sistema radicular, forma um biofilme protetor e libera metabólitos que reduzem a viabilidade de ovos e juvenis de nematoides. Além disso, estimula o crescimento das raízes.
Luminus, também da UPL, complementa essa atuação. Ele atua como protetor natural, ajudando a planta a se defender das doenças da soja e do milho antes que elas causem danos. Ele age de forma preventiva, mantendo o baixeiro (terço inferior da planta de soja) e as folhas saudáveis, além de ajudar a reduzir perdas na colheita.
A combinação de Nimaxxa e Luminus reforça o papel na prevenção de nematoides, unindo controle biológico eficaz e estímulo ao desenvolvimento vegetal. “O resultado vem com maior produtividade e sustentabilidade, redução de perdas e aumento na produção”, comenta Brússolo.
Sobre a ORÍGEO
Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture de Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente qualificadas, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Para mais informações, acesse origeo.com
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>