Logo
Imprimir esta página

Produtor rural precisa se preparar para cortes em incentivos fiscais

Geada atinge plantação no inverno de 2025 Geada atinge plantação no inverno de 2025

Com risco de redução nos benefícios e queda no subsídio do seguro rural, setor deve busca alternativas para não comprometer a produtividade e enfrentar cenário econômico mais rigoroso

Campinas/SP: O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, mas enfrenta desafios que vão muito além do campo. Em meio ao esforço do Governo Federal para atingir a meta fiscal, o setor rural observa com preocupação a possibilidade de revisão de incentivos e benefícios tributários que, historicamente, ajudam a manter a produção em funcionamento diante das adversidades climáticas e econômicas.

O receio do setor tem fundamento. O Ministério da Agricultura reduziu em 42% o orçamento previsto para o seguro rural neste ano. De acordo com o Plano Trienal do Seguro Rural 2023-2025, publicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o programa de subvenção ao prêmio do seguro rural cobre até 50% do valor do prêmio pago pelo produtor. O percentual varia de acordo com o tipo de cultura, região e orçamento liberado anualmente. A Lastro Agronegócios vem acompanhando esse movimento e para a advogada Viviane Morales, diretora administrativa da Lastro, “é essencial que o produtor rural se antecipe, organize seu planejamento tributário e participe ativamente do debate sobre o futuro dos incentivos”, afirma.

O modelo brasileiro, embora relevante, ainda é considerado frágil quando comparado a países como o México, que oferecem cobertura mais robusta e integral, com maior participação do Estado. Em meio a eventos extremos, como as geadas e enchentes que atingiram diversos estados brasileiros nos meses de junho e julho de 2025, essa fragilidade se agrava. Sem um seguro eficiente e com possibilidade de cortes em benefícios fiscais, o produtor rural pode ver seu faturamento ameaçado por forças alheias à sua gestão. “O produtor rural está sujeito a riscos que não existem em outros setores da economia. Estamos falando de uma indústria a céu aberto, que sofre com fatores imprevisíveis. Por isso, qualquer mudança nas regras de tributação ou cortes de incentivos precisa ser discutida com responsabilidade”, pontua o advogado Gustavo Venâncio, diretor comercial da Lastro Agronegócios.

Em um setor tão exposto à natureza e à instabilidade política, a segurança jurídica e fiscal passa a ser um diferencial. O momento pede organização, mobilização e capacidade técnica para atravessar as possíveis mudanças sem comprometer a produtividade no campo. “Não se trata de previsão catastrófica, mas de uma leitura realista do movimento econômico do governo. Revisar gastos e cortar incentivos já está no radar e precisamos estar preparados”, alerta Viviane Morales.

Sobre a Lastro Agronegócios: Fundada em 2005 e com sede em Campinas/SP, a Lastro Agronegócios é uma empresa especializada em oferecer consultoria tributária aos produtores rurais brasileiros, sendo referência na recuperação de crédito de ICMS dos produtores rurais do estado de São Paulo. A Lastro conta com departamentos especializados e capacitados para gerir os negócios de seus clientes, com total eficiência e qualidade em todas as questões da vida tributária do produtor rural, contando com sistemas, consultoria e auditoria próprias. A empresa é liderada pelos advogados Viviane Morales e Gustavo Venâncio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto