SEGS Portal Nacional

Agro

Boa notícia para o agronegócio: Boa Safra registra recorde nos índices de vigor e germinação de sementes de soja

  • Sexta, 27 Janeiro 2023 18:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Ossowiec
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Safra 2021/2022 atingiu média de germinação de 95% e de vigor de 92%. Empresa realiza diferentes testes para garantir qualidade dos produtos.

Comprometida em entregar sementes de alta tecnologia e ajudar o produtor rural a atingir os melhores resultados no campo, a Boa Safra, líder na produção de sementes de soja no Brasil, mostra que os investimentos em qualidade foram bem-sucedidos. Para a safra 2021/2022, os índices das sementes da empresa foram de 95% de germinação e 92% de vigor médio, números certificados pelo laboratório Germinax e acima dos padrões do mercado e dos percentuais registrados anteriormente. Na safra passada, referente aos anos de 2020/21, os índices foram de 94,9% de germinação e 91,4% de vigor médio.

“Aumentamos nossos investimentos em controle de qualidade e tivemos, pela segunda safra consecutiva, os melhores resultados da nossa história. O sucesso das nossas sementes está no bom acompanhamento de campo desde a matriz, na colheita em velocidade adequada, na seleção dos grãos e no armazenamento. Por isso, estamos entregando mais uma vez a melhor semente de soja de todos os tempos”, destaca Marino Colpo, CEO da Boa Safra.

Vigor x germinação: qual a diferença?

Para entender melhor as vantagens dos altos índices, é preciso esclarecer a diferença entre o de vigor e o de germinação. “De maneira resumida, germinação é o que determina o surgimento e desenvolvimento de uma planta de soja a partir do embrião, mostrando a aptidão da semente para produzir plantas normais em condições favoráveis no campo. Já o vigor é uma propriedade que determina o potencial da semente para enfrentar condições adversas e se estabelecer”, afirma Fátima Zorato, especialista em qualidade de sementes e consultora da Boa Safra.

Para obter os resultados, são realizados 4 testes principais: Tetrazólio (teste feito na pós-colheita para determinar as condições fisiológicas das sementes daquele campo), teste de Emergência em Canteiro (que ajuda a determinar a qualidade da semente e o desempenho do lote), Envelhecimento Acelerado (teste de resistência que “estressa” a semente para medir sua resistência ao armazenamento) e Germinação em Papel.

“Esse último é realizado em rolo de papel molhado, a 25ºC de temperatura, e determina o índice oficial de germinação e se aquela semente atende à normativa brasileira e aos parâmetros mínimos para germinação que, no caso da soja, são de 80%. Esse teste é enviado para um laboratório credenciado no Ministério da Agricultura, que certifica o resultado”, explica Eduardo Cavalcante, coordenador de qualidade da Boa Safra. Ele acrescenta que, mesmo que o índice mínimo oficial seja 80%, a empresa só comercializa lotes com germinação acima de 90%. “Somando os resultados de vigor e germinação, conseguimos selecionar os melhores lotes para o produtor, oferecendo uma semente de qualidade e que vai conseguir resistir a intempéries”.

Armazenamento e plantio

Além do cuidado na colheita e no transporte da semente, um dos destaques que fazem da Boa Safra pioneira na oferta de matéria-prima de excelência é o armazenamento em câmaras frias, que permitem um controle de temperatura e umidade nos padrões ideais para o acondicionamento das sementes. Atualmente, a empresa conta com mais de 93 mil m² de armazéns refrigerados, que criam condições ideais para manter os altos índices de vigor e germinação dos produtos.

Mas o cuidado não pode terminar no embarque das sementes rumo ao campo. De acordo com Fátima, todo o esforço da qualidade pode se perder se, na hora de plantar, o produtor não se atentar à velocidade e profundidade da semeadura, cobertura e condições de solo, fertilizantes, entre outros detalhes. “A semente é um organismo vivo e, para que os índices de vigor e germinação se mantenham, tudo deve ser realizado da maneira recomendada para o cultivar escolhido”.

Eduardo garante que o principal diferencial da Boa Safra é o trabalho integrado entre todas as áreas, desde o campo, com a seleção dos melhores cooperados, o acompanhamento da produção, o laboratório de qualidade, o beneficiamento e, a cereja do bolo, o armazenamento climatizado. “Todas as áreas da empresa trabalham para que, no final, só os melhores lotes estejam à disposição da equipe comercial. São todos esses cuidados que garantem produtos de alta qualidade e mais lucrativos para o produtor”, finaliza o coordenador.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version