SEGS Portal Nacional

Agro

Bioinsumos: agentes da sustentabilidade

  • Sexta, 06 Janeiro 2023 18:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maricy Celebroni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Capazes de controlar os impactos no clima e desempenhar papel importante na descarbonização, os insumos biológicos atuam no manejo integrado do solo e no fortalecimento da biota

Dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA) indicam que 140 milhões de hectares de terras brasileiras estão degradadas, o que corresponde a 16,5% do território nacional. No mundo, 33% do solo sofre degradação de moderada a alta, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Números que acendem o alerta de que é urgente mudar a maneira como estamos lidando com o solo, tendo em vista que 25% de todas as espécies vivas residem nele e que um metro quadrado concentra bilhões de organismos responsáveis por decompor matéria orgânica e alterar a dinâmica do carbono.

Para transformar esse cenário, uma das alternativas é ampliar horizontes e abrir-se para novas possibilidades, deixando para trás práticas agressivas ao meio ambiente como cultivos intensivos e uso exclusivo de produtos químicos.

Nesse contexto, os bioinsumos abrem caminho por uma mudança ambientalmente sustentável, socialmente segura e economicamente atraente. “É um divisor de águas entre manejos que comprometem a disponibilidade de recursos naturais e a sustentabilidade ambiental”, ressalta Luiz Cláudio Micelli, engenheiro agrônomo e diretor de Marketing da Agrivalle.

Segundo ele, os bioinsumos são formulações contendo microrganismos vivos capazes de atuar beneficamente no equilíbrio da biota do solo, além do controle de pragas e doenças. “Atuam de diversas maneiras combatendo fungos e nematóides, promovendo maior produtividade dos cultivos por meio da bioestimulação e disponibilizando nutrientes para os cultivos como por exemplo, a solubização de fósforo”.

O especialista comenta também que, ao optar pelos insumos biológicos, o produtor está aderindo a um sistema de produção sustentável, uma vez que esses produtos promovem a fixação do nitrogênio atmosférico ou a solubização de fósforo, nutrientes estes que podem alavancar o desenvolvimento de plantas, da germinação até a maturação. “Essa escolha traz ainda uma enorme contribuição para recuperar superfícies degradadas além de garantir a agricultura regenerativa e o manejo integrado do solo”, diz.

Ele ainda menciona outras práticas de amplo conhecimento do agricultor e que continuam sendo essenciais para uma agricultura sustentável. A rotação de cultivos, integração agricultura/ pecuária, o uso de bioinsumos, preservação de recursos naturais e de áreas de proteção permanente, por exemplo, são rotinas que beneficiam as plantas, as pessoas e o planeta. “Ações que garantem uma área de cultivo saudável, assim mais produtiva, bem como podem oferecer maior independência para o produtor”, ressalta Micelli.

"Optar pelos insumos biológicos traz uma enorme contribuição para recuperar superfícies degradadas além de garantir a agricultura regenerativa e o manejo integrado do solo" , Luiz Claúdio Micelli, engenheiro agrônomo e diretor de Marketing da Agrivalle

Sobre a Agrivalle

Há 19 anos no mercado, a Agrivalle, indústria de bioinsumos agrícolas, é referência em sistemas regenerativos e propõe soluções inovadoras, transformadoras e sustentáveis baseadas em um amplo portfólio multicultura e multifuncional. Localizada em Indaiatuba (SP), tem 80 mil m² de área total e capacidade produtiva superior a 35 milhões de quilo/litros por mês.

Um dos maiores investimentos da Agrivalle é na área de pesquisa e desenvolvimento. A empresa conta com um dos maiores bancos genéticos de microrganismos do país, com mais de 800 cepas próprias e potencial biotecnológico ilimitado. Os mais de 300 funcionários trabalham com o objetivo de impulsionar a produtividade no campo, promover uma agricultura mais lucrativa para o agricultor e de forma sustentável. O portfólio contempla defensivos biológicos e bioestimulantes. A Agrivalle acredita na vida como fonte geradora de vida e quer colaborar com o aperfeiçoamento da qualidade dos solos, da planta, do ecossistema e sua regeneração.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version