Logo
Imprimir esta página

Período de chuvas representam alerta para produtores de leite que realizam suplementação mineral com livre acesso

Período de chuvas representam alerta para produtores de leite que realizam suplementação mineral com livre acesso

Prejuízos ocorrem quando o suplemento mineral absorve água e dificulta o consumo pelos animais

As chuvas são bem vindas nesta época do ano, pois são elas que indicam o sucesso da safra das forragens tropicais, base da alimentação de vacas leiteiras, ou seja, sinônimo de comida garantida ao rebanho para o ano seguinte. Contudo, é preciso ter atenção a alguns detalhes no que diz respeito à mineralização dos animais, especialmente das categorias e sistemas baseados em pastejo.

“O produtor precisa dedicar atenção especial ao realizar a suplementação mineral a campo, muitas vezes em cocho aberto, sem proteção contra a chuva. Quando ela chega, há risco imediato do produto receber umidade e, com isso, perder os níveis de garantia de macro e microminerais descritos no rótulo, devido a reação com a água. Além disso, a umidade causa empedramento do produto no cocho, podendo reduzir o consumo por parte dos animais, causando desperdícios e uma sub-suplementação que é indesejável.”, alerta Tarciso Villela, coordenador técnico da Trouw Nutrition.

Villela reforça que além da perda de nutrientes em contato com a água, o suplemento também se torna menos atrativo para as vacas, por apresentar crostas e emblocamento, resultando em menor ingestão e, consequentemente, piora no desempenho, fertilidade e imunidade.

“O cenário de margens estreitas não permite erros ou prejuízos aos produtores. A deficiência de determinados minerais nos sistemas de produção a pasto provoca perdas não perceptíveis inicialmente, mas que a longo prazo afetam os resultados econômicos, como redução da imunidade e da produtividade das vacas”, detalha o especialista da Trouw Nutrition.

Ele aconselha, além da melhor suplementação via alimentos concentrados, a melhorias na infraestrutura do cocho para prevenção de prejuízos, mas isso nem sempre evita que o suplemento mineral entre em contato com a água. Para isso, Tarciso Villela destaca uma tecnologia que garante a integridade dos suplementos, mesmo em cochos descobertos: a tecnologia Dry®, Trouw Nutrition, que mantém o equilíbrio nutricional, suportando a chuva e a umidade porque repele a água e mantém a concentração de minerais.

“Observamos nas fazendas leiteiras um movimento de transformação tecnológica, e isso ocorre de modo geral, em todas as regiões. Tais avanços impactam diretamente o resultado da produção de leite. Sabemos que cada compra é um investimento e, nada mais justo, que o produtor receba os benefícios pelos quais pagou, convertidos em ganho de peso, fertilidade e saúde dos animais. Dry® é uma daquelas tecnologias que proporcionam melhor suplementação, confere maior palatabilidade ao suplementom e menos desperdícios com sal mineral na estação das águas”, completa o coordenador técnico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto