SEGS Portal Nacional

Agro

Até o controle da ruminação bovina pode gerar créditos de carbono

  • Quinta, 24 Novembro 2022 12:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandre Lenzi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Projeto piloto da climate tech brCarbon reduz a emissão de gases do efeito estufa na criação de bovinos e garante recursos para produtores

O investimento em parcerias com o agronegócio para iniciativas no mercado de carbono é uma das novas frentes de atuação da climate tech brCarbon. São ações que contemplam a agricultura e a pecuária de forma direta. Na agricultura, a adoção de boas práticas é uma alternativa para a redução do carbono atmosférico, como o manejo de lavouras, rotação de culturas, cultivo associado e uso de bioinsumos, de forma a aumentar a fertilidade e o carbono do solo e reduzir o uso de fertilizantes, o que reduz as emissões de gases do efeito estufa no processo de produção. Mas a principal novidade vem na pecuária, com a identificação de um projeto piloto para reduzir a emissão de gases do efeito estufa na criação de bovinos.

A fermentação ruminal, processo natural de digestão nos bovinos, gera emissão de grandes quantidades de metano na atmosfera, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Além do manejo de pastagens, a estratégia da brCarbon consiste em fornecer um aditivo a ser ingerido pelo animal, que faz com que ele emita menos metano no processo de ruminação. O aditivo reduz a formação de metano, o qual é formado pela microbiota ruminal, durante o processo de degradação do alimento. Ou seja, na prática, vai diminuir o arroto do gado. “Depende da raça do animal e do aditivo, mas o potencial de redução fica entre 30% a 40%”, afirma o CEO da brCarbon, Bruno Matta. E o proprietário desse animal poderá acessar recursos financeiros via crédito de carbono.

Como a iniciativa contempla tanto gado de corte, como leiteiro, o potencial do mercado é gigante. As emissões brutas brasileiras de gases do efeito estufa aumentaram 12% em 2021 em relação a 2020, colocando o Brasil como top 5 emissor global. A agropecuária responde por 25% das emissões totais - notadamente relacionadas à fermentação ruminal na pecuária (64%). Os dados são do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) do Observatório do Clima.

A estratégia foi desenvolvida, agora, como parte dos novos passos do plano de negócios da brCarbon, e em breve será colocada em prática, integrando as ações na área de ​​Agricultural Land Management (ALM, Neutralização do Carbono do Agronegócio, na tradução livre), que também envolve a recuperação de pastagens degradadas – uma área de 69 milhões de hectares, de acordo com o Atlas das Pastagens. Ao se inserir no programa, o produtor fará parte de uma rede exclusiva que opera impulsionada por mecanismos de pagamento por serviços ambientais e contará com apoio técnico e recursos financeiros do mercado de carbono que ajudarão na transição para uma agricultura sustentável e regenerativa.

Hoje o principal foco da brCarbon para a geração de créditos de carbono são os projetos chamados REDD+ (sigla para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal). A empresa atua na geração de créditos de carbono, atendendo principalmente produtores rurais por meio da conservação de áreas florestais dentro de suas propriedades. A brCarbon busca proprietários de terras para aderir à iniciativa, que ao abrir mão do direito de desmatar legalmente suas áreas florestais, podem com isso acessar recursos financeiros do mercado voluntário de carbono, tornando-se parceiros da empresa.

“Depende da raça do animal e do aditivo, mas o potencial de redução fica entre 30% a 40%”, afirma o CEO da brCarbon, Bruno Matta


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version