Logo
Imprimir esta página

A saúde animal como um dospilares para a sustentabilidade na cadeia da carne

Por Luis Xavier Rojas*

Sustentabilidade como norte.Como empresa líder global em saúde e bem-estar animal, essa convicção guia nossos propósitos, estratégias e ações como organização que tem como visão fortalecer o mundo e a humanidade pela evolução do cuidado com os animais.Esse é um compromisso que está diretamente relacionado às nossas responsabilidades com os elos da cadeia a que pertencemos, com nossos clientes e com uma agenda global que busca tecnologias e investimentos de impacto positivo para a conservação de recursos naturais.

No processo de produção de carne, por exemplo, o papel de empresas de saúde animal é fundamental para que os outros membros dessa rede consigam também cumprir suas metas de sustentabilidade.Ainda que uma parte dos consumidores, investidores e países importadores estejam de olho em outros aspectos, como origem, rastreabilidade, segurança alimentar e questões ambientais, esses fatores ainda têm pouca influência na decisão de compra, não representando barreiras significativas ao mercado.

A alta demanda por proteína animal e a necessidade de uma produção mais eficiente e de melhor qualidade faz com que empresas do setor trabalhem e se movimentem para mostrar que estão alinhadas à agenda ambiental e aos princípios de Governança Ambiental, Social e Corporativa (Environmental, Social and Corporate Governance – ESG).Somada a isso, outra urgência refere-se ao controle da fome no mundo, que continuará dependente da proteína animal. Dificilmente esse problema será resolvido somente com proteína vegetal ou alguma tecnologia alternativa.

Entendemos que melhorar a saúde dos rebanhos seja pré-requisito para o bem-estar animal; que inovação é essencial para a sustentabilidade no campo, tanto para a saúde financeira dos pecuaristas quanto para os desafios reais de sustentabilidade ambiental e social, e que animais saudáveis têm uma função importante na proteção da saúde pública. Por isso nosso investimento global de mais de 500 milhões de dólares por ano em pesquisa e desenvolvimento bem como em consultorias técnicas especializadasé para que os rebanhos tenham padrões cada vez mais elevados de saúde e bem-estar animal, valendo-se de soluções, tecnologias, inovações e práticas que aumentem a produtividade e diminuam o impacto da atividade no planeta.

A base de nosso trabalho, que passa por quatro estágios interconectados, nomeadaCiclo Contínuo de Cuidados (Continuum ofCare)– prever, prevenir, detectar e tratar –,ajuda médicos-veterinários e pecuaristas a gerenciarem de forma mais eficiente, e de acordo com seus desafios, a saúde e o bem-estar dos animais que estão sob seus cuidados.

Quando falamos em prever, a genética entra aqui como um dos importantes recursos para que os pecuaristas conheçam as características de seus animais e possam, a partir dessas informações, gerir seus rebanhos de modo a expressá-los em sua máxima potência. A análise de dados permite antecipar tendências e facilita a tomada de decisão assertiva.

A prevenção de doenças passa diretamente pela análise de dados e por protocolos vacinais e sanitários, além de boas práticas de manejo a campo.

Um diagnóstico precoce garante que os animais recebam o cuidado ideal ao problema e aos desafios impostos para cada situação.

E por fim, o tratamento adequado à doença diagnosticada por um especialista, que conhecedor da enfermidade e de suas possíveis consequências, indicará a melhor intervenção para que os animais estejam bem e saudáveis o quanto antes.

Temos o compromisso de continuar inovando e repensando a saúde animal para,junto com outros protagonistas,defender e transformar a cadeia de valor da proteína animal.

*Diretor-presidente da Zoetis no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto