Logo
Imprimir esta página

"Mapa da granja": perfil sorológico de imunidade auxilia produtores na gestão sanitária

SANPHAR - IPEVE - LABORATORIO- PERFIL- SOROLOGICO-Mapa da granja perfil sorológico de imunidade auxilia produtores na gestão sanitária- RAWPIXEL FOTO SANPHAR - IPEVE - LABORATORIO- PERFIL- SOROLOGICO-Mapa da granja perfil sorológico de imunidade auxilia produtores na gestão sanitária- RAWPIXEL FOTO

Estar um passo à frente dos desafios sanitários é importante para trabalhar com alta produtividade na suinocultura. Monitoramento sanitário, protocolos vacinais bem planejados e manejo que foque também em bem-estar animal estão entre as ações que, combinadas, podem mitigar problemas de saúde na granja. O melhor é que utilizando exames laboratoriais como ferramentas é possível ter em mãos um verdadeiro "mapa da granja". "Uma das ferramentas essenciais desse processo é realizar o perfil sorológico de imunidade", explica a coordenadora de diagnósticos do SANPHAR/IPEVE, Talita Resende. O perfil sorológico traduz o histórico de exposição dos animais a determinados agentes por meio da detecção de anticorpos específicos.

Para traçar este perfil, a especialista do SANPHAR/IPEVE explica que são coletadas amostras representativas de todas as fases de vida dos suínos. Com isso, é possível saber com mais precisão o momento em que um vírus ou uma bactéria estão infectando os animais. Essas informações ajudam a definir o melhor protocolo de tratamento, prevenção e controle da infecção em questão.

"Podemos observar com este tipo de teste como o agente infeccioso se comporta no plantel. Um bom exemplo seria o vírus da Influenza. Se temos uma matriz suína protegida, esperamos que os leitões tenham imunidade também, desde que tenham recebido o colostro adequadamente", explica Talita.

Com a realização do teste sorológico, é possível determinar se o agente infeccioso está presente, onde e em que momento ele está circulando, determinando, assim, o melhor momento para a vacinação. "É possível evitar que a vacinação aconteça em um animal que ainda tem anticorpos maternos, por exemplo. Isso acontece em grande parte das espécies mamíferas: se imunizarmos um animal que ainda tem os anticorpos que recebeu da mãe, a vacina não será capaz de estimular o sistema imune de maneira eficiente", complementa a especialista.

Talita Resende orienta que os testes sejam adotados como parte do protocolo de gestão sanitária da propriedade para que, assim, o produtor tenha o histórico do plantel, que deve ser interpretado pela equipe técnica que acompanha a granja.

Além da sorologia para perfil de imunidade dos animais, a SANPHAR/IPEVE oferece uma série de exames laboratoriais importantes, como antibiograma para a melhor escolha e uso racional de antimicrobianos, além de PCR para detecção e tipificação do agente patogênico. "Esse é o diferencial do SANPHAR/IPEVE. Nossa equipe atua a campo realizando e orientando essas coletas e também dando todo o respaldo para que a interpretação dos resultados laboratoriais sirvam de bússola para os suinocultores", enfatiza Talita.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto